agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Blogs Naiara Oliveira Mariotto - Psicóloga Clínica e Terapeuta Cognitivo Comportamental com especialidade em Relacionamentos; Palestrante; Co-Autora do livro digital "Mulheres 100 Tabu: Desvendando a Autoestima feminina"
FALE COM O COLUNISTA:

O que é e como lidar com o estresse

Estado de tensão causa uma ruptura no equilíbrio interno do organismo do indivíduo
Postado em: 10/07/2017 às 08:18
Autor: Naiara Oliveira Mariotto
O que é e como lidar com o estresse
Imagem ilustrativa

Você já percebeu o quanto anda escutando por aí a palavra “estresse”?

Essa palavra latina começou a ser utilizada somente após 1926, quando o Dr. Hans Selye (pai da “estressologia”) usou-a para descrever o estado de tensão patogênico do organismo.

O “estresse” é um estado de tensão que causa uma ruptura no equilíbrio interno do organismo do indivíduo.

Quer um exemplo simples de como isso ocorre? Perceba que quando você passa por situações conflituosas, o quanto seu coração acelera e a mudança ocorrida no padrão de seu sono (como a insônia) e da alimentação (perda de apetite ou a ingestão em excesso dos alimentos).

O nosso organismo precisa estar em equilíbrio e sintonia o tempo todo. Cada órgão de seu corpo, dentro de suas funções (coração, pulmão, rins, fígado, etc), possuem tempos de trabalho diferenciados, mas que conseguem entrar em sintonia com o restante dos outros órgãos, para manter o equilíbrio interno necessário para seu organismo.

Quando esse equilíbrio se rompe e não há mais a sintonia entre os órgãos, ocorrem alterações nos tempos de trabalho de cada um, pois alguns precisam trabalhar mais e outros menos, para somente assim conseguirem tentar lidar com o problema. Isso é o estresse!

Percebido o problema, o ser humano automaticamente passa a viver em uma constante busca para voltar ao equilíbrio, mas muitas vezes pode ocorrer um grande desgaste, pois ele já fez uso de todo o seu estoque de energia (mental e física). Mas quando você consegue utilizar suas estratégias de enfrentamento, seus órgãos voltam a trabalhar nos tempos normais, em sincronia novamente, e o estresse acaba.

Esse equilíbrio interno pode ser restabelecido pelo fim da sua fonte de stress ou até com a fonte de seu stress ainda presente em sua vida, mas com a estratégia adequada que você aprendeu a lidar com ela.

Quanto mais você aprender a desenvolver estratégias que possam lhe ajudar a acabar ou a conviver com sua fonte de stress, mais inteligência emocional irá adquirir e menos desequilíbrio interno ocorrerá.

Explore mais o seu equilíbrio interno! Tenho certeza que você não se arrependerá!

Relacionadas

Naiara Oliveira Mariotto
Não consigo parar de comer!
31/07/2017 às 07:47
Naiara Oliveira Mariotto
Vale à pena brigar?
22/06/2017 às 10:11

Blogs e colunas