agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Blogs Paulo Tetti Na construção de garantias de Direito LGBT Facebook: https://www.facebook.com/paulosergio.tetti

Uso do banheiro feminino para travestis e transexuais

"Dignidade é um valor “intrínseco” a toda e qualquer pessoa, sendo dever do Estado garantir sua efetividade conforme as escolhas de cada um"
Postado em: 27/06/2017 às 07:45
Autor: Paulo Tetti
Uso do banheiro feminino para travestis e transexuais

Quando se discute se uma mulher transexual ou um homem trans pode ou não fazer uso do banheiro feminino ou masculino, ou seja, do banheiro pertencente ao gênero com o qual se identifica, está se discutindo ainda seu direito à identidade e à autodeterminação sexual, à honra, à intimidade e à privacidade. Está se discutindo se essa mulher ou homem trans e tantas outras e outros na mesma situação têm ou não o direito de viver sem marginalização invisibilidade social.

Eu sempre digo que o princípio da dignidade humana garante o direito à autonomia moral para viverem suas vidas como bem entenderem, desde que não prejudiquem terceiros. É um direito de liberdade. Não prejudica ninguém a pessoa se identificar ou viver como LGBT, como lésbica, gay, bissexual, travesti ou transexual. As identidades trans não prejudicam ninguém.

Afirmo que dignidade é um valor “intrínseco” a toda e qualquer pessoa, sendo dever do Estado garantir sua efetividade conforme as escolhas de cada um. Sempre uso essa frase: “Nenhuma pessoa é um meio, todas as pessoas são um fim em si mesmas, ninguém neste mundo é um meio para satisfação de metas coletivas ou para satisfação das convicções ou dos interesses dos outros”, filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804).

Imagine o desconforto que teria, por exemplo, a Roberta Close ou a Rogéria, se forem obrigadas a frequentarem um banheiro masculino?  Seria uma agressão à natureza e à identidade  dessas pessoas, uma agressão ao modo como elas se percebem e vivem as suas vidas. Imagine como ficará o pai mais conservador que tem uma filha, sabendo que ela está numa escola e qualquer pessoa com gênero idêntico ao dela vai poder frequentar o mesmo banheiro que a filha.

Eu ainda ouço de alguns pais que é um absurdo que tem pessoas que se vestem de mulher para praticar pedofilia ou abuso sexual, por exemplo.

Fico indignado ao ouvir esse absurdo porque uma mulher transexual ou uma travesti vai para fazer suas necessidades. Ponto. Um homem trans também entra no banheiro e ainda em portas fechadas para fazer suas necessidades, e ter que ouvir ainda pessoas totalmente desorientadas que essas pessoas se vestem como homem ou como mulher para abusar de seus filhos menores.

Acho que poderíamos refletir um pouco quanto a isso, pois em primeiro lugar não existe um  terceiro banheiro – o que seria preconceituoso, pois excluiria  essa população a um banheiro específico. Porém, muitos acham que sim, que deveria ter a terceira opção, mas o certo seria ter banheiros mistos, como existe em várias casas noturnas. Em relação a shopping, lugares públicos, elas e eles podem usar sim o banheiro ao que cabe sua identidade de gênero.

Exatamente há um mês conseguimos uma resolução, dentro da lei 10948/01, que protege a população LGBT, que  travestis, mulheres transexuais e homens trans poderão utilizar o banheiro que lhe cabe o gênero, sendo  assim, se o  estabelecimento se recusar a pessoa pode entrar com a lei para ser enquadrada dentro dos moldes da lei 10948/01, com multa de que varia de 3 a 3000 UFESP – uma UFESP vale hoje em R$ 25,07.

Então, você que é travesti e transexual vá atrás dos seus direitos. Infelizmente temos sempre que ir atrás dos nossos, porque ainda o estado não reconhece nossa orientação sexual e identidade de gênero. É verdade que já teve um avanço bem significativo, porém ainda temos que avançar muito. Ver as portas de banheiros com os símbolos de misto será um avanço.

Relacionadas

Paulo Tetti
Novas conquistas para a população LGBT
25/04/2018 às 18:04
Paulo Tetti
Militância LGBT
24/11/2017 às 16:07
Paulo Tetti
Ideologia de gênero
01/11/2017 às 17:39

Blogs e colunas

Luís Antonio
Luís Antonio
Sob o sol da injustiça
23/02/2018
Maria Isabel  Escarmin
Maria Isabel Escarmin
Uma nota sobre a solidão
02/10/2017
Guilherme  Quintão
Guilherme Quintão
Petistas, tucanos e o fator Bolsonaro
28/11/2017
Matheus  Santos
Matheus Santos
Carta ao campo progressista
11/05/2018
Cristiane Tarcinalli  Moretto Raquieli
Cristiane Tarcinalli Moretto Raquieli
Apoiar, acolher e integrar
18/07/2017
Adalberto Cunha
Adalberto Cunha
O uso do plástico na sociedade atual
22/12/2017
Vaine Luiz Barreira
Vaine Luiz Barreira
Meltdown e Spectre
08/01/2018
Rodrigo Viana
Rodrigo Viana
Vai começar de novo...
20/04/2018