agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Blogs Vaine Luiz Barreira Gestor de TI e especialista em Segurança da Informação. Professor de graduação e pós-graduação. Perito judicial em Crimes Digitais e Palestrante.
FALE COM O COLUNISTA:

A Tecnologia da Informação e a Transformação Digital

"Apesar da TI fornecer soluções essenciais para o negócio (basicamente para os processos administrativos) das companhias, o departamento ainda é percebido por muitos como gerador de despesas"
Postado em: 28/06/2017 às 18:00
Autor: Vaine Luiz Barreira
A Tecnologia da Informação e a Transformação Digital
Imagem ilustrativa

As empresas esperam cada vez mais dos seus departamentos de Tecnologia da Informação (TI). É necessário que o responsável pela área seja capaz de propor e implementar soluções orientadas a negócios e que desenvolva serviços ou produtos com mais velocidade.

Apesar da TI fornecer soluções essenciais para o negócio (basicamente para os processos administrativos) das companhias, o departamento ainda é percebido por muitos como gerador de despesas.

É necessário que a área de TI deixe de exercer apenas função tecnológica e que também ajude a desenvolver soluções que agreguem valor competitivo e estratégico, uma vez que é a única área da organização que possui visão global de todos os processos de negócios.

Em tempos de Transformação Digital, não basta apenas apostar em tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Mobilidade, Computação em Nuvem, Virtualização de Datacenters, etc. Transformar vai além de digitalizar processos. Como já é conhecido: "automatizar processos errados só leva a problemas automatizados".

O grau de transformação está muito mais ligado à estratégia da companhia e dos seus talentos do que nas tecnologias em si. E o papel do responsável por TI é ponto chave para se colocar em prática um processo de transformação.

É importante que esse profissional tenha características como: foco, empreendedorismo, sentimento de dono do negócio e desenvolvimento de equipes. Deixa a cena o profissional puramente técnico e entra o consultor de tecnologias.

Relacionadas

Vaine Luiz Barreira
BLUEBORNE: o perigo que pode chegar via bluetooth
13/09/2017 às 10:18
Vaine Luiz Barreira
Você sabe como funciona a timeline do Facebook?
18/08/2017 às 08:19

Blogs e colunas