agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Exibição de documentário premiado é destaque no Sesc

Sessão é gratuita e integra a itinerância da 8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Postado em: 16/09/2019 às 09:33
Autor: Redação
Exibição de documentário premiado é destaque no Sesc

Desde o início do mês o cinema do Sesc Araraquara recebe o ciclo de filmes nacionais e internacionais que integram a itinerância da 8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, abordando a relação do ser humano com o ambiente. Até 29 de setembro a programação segue gratuita e traz também rodas de conversa e debates, ampliando o espaço da reflexão sobre os temas socioambientais da atualidade. Bem-vindo a Sodoma (2018), documentário austríaco de Christian Krönes e Florian Weigensamer sobre o maior lixão eletrônico do mundo vai para a tela nesta terça-feira (17) e está entre os destaques da Mostra. Após o filme haverá um bate-papo com Simone C. de Oliveira, gerente de gestão ambiental e sustentabilidade do DAAE Araraquara.

Agbogloshie, em Gana, é um dos lugares mais contaminados do planeta: é o maior depósito de lixo eletrônico do mundo. Cerca de seis mil mulheres, homens e crianças vivem e trabalham aqui. Eles o chamam de SODOMA. Todos os anos toneladas de computadores, smartphones, tanques de ar condicionados e outros dispositivos de um distante mundo eletrônico e digitalizado terminam aqui. Ilegalmente. As vozes intimistas dos vários protagonistas permitem uma visão profunda da vida e do trabalho neste local. Se todos aqui estão, de uma maneira ou de outra, vivendo das bênçãos da era do computador, muitos morrem delas.

Na sequência entra em cartaz o argentino O Quadrado Perfeito (2018), de Pablo Bagedelli, um documentário sobre o mundo da criação de cães de raça pura. Uma fotógrafa de competição mergulha nas memórias de seu falecido marido para nos mostrar seus melhores pódios; um casal narra seus próprios problemas de fertilidade enquanto nos ensina as proporções corretas da cabeça de um poodle; a comissão de juízes da Federação Cinológica Argentina discute modificações no regulamento da instituição. Entre biografias, sprays para o pelo, escritórios e teorias genéticas, é revelado todo um sistema que sustenta e reproduz as raças caninas.

A Ecofalante é uma organização não governamental que atua desde 2003 nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Produzem filmes, documentários e programas de televisão, assim como ministram workshops e prestam consultorias a projetos nessas áreas. Atuam também na formação de professores, exibições e debates em escolas, universidades e aparelhos culturais. A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é o evento audiovisual sul-americano mais importante dedicado a temas socioambientais.

Todas as exibições são gratuitas e abertas ao público.

 

Serviço

ITINERÂNCIA DA 8ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL

Teatro

Grátis

Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

 

Bem-Vindo a Sodoma

(Welcome to Sodo)

Dir. Florian Weigensamer, Christian Krönes.

Áustria/Gana, 2018, 92 min.

Após o filme haverá um bate-papo com Simone C. de Oliveira, gerente de gestão ambiental e sustentabilidade do DAAE Araraquara.

Dia 17, terça, às 20h. 

 

O Quadrado Perfeito

Dir. Pablo Bagedelli

Argentina, 2018, 61 min.

Dia 22, domingo, às 14h.

Relacionadas

Carlos André de Souza
Confira a programação dos cinemas de Araraquara
03/10/2019 às 01:20
Carlos André de Souza
Confira a programação dos cinemas de Araraquara
26/09/2019 às 01:29

Notícias

Carlos André de Souza
Confira a programação dos cinemas de Araraquara
03/10/2019 às 01:20
Carlos André de Souza
Confira a programação dos cinemas de Araraquara
26/09/2019 às 01:29