agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Semana do Patrimônio Histórico discute memória e história

Programação gratuita ocorre entre os dias 16 e 20 de outubro
Postado em: 10/10/2017 às 07:05
Autor: Redação
Semana do Patrimônio Histórico discute memória e história
Sérgio Pierri

De 16 a 21 de outubro, Araraquara conta com a Semana do Patrimônio Histórico, que traz como tema "Dos campos de Aracoara à contemporaneidade: memórias, tradições e construções". Com uma programação inteiramente gratuita, a Semana é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e do COMPPHARA, com o apoio da Fundart, Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara e UNIARA.

"A retomada da Semana do Patrimônio Histórico de Araraquara é resultado de um esforço da administração municipal e do COMPHAARA, sobretudo pela sinalização para a sociedade, de que as questões relativas à memória e à história estão dentro das prioridades", aponta a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli.

"Araraquara é portadora de patrimônios diversificados e relevantes e tanto a Semana do Patrimônio quanto a Conferência Municipal do Patrimônio, são oportunidades de qualificar e expandir o diálogo com a sociedade civil sobre o que queremos, cada um de nós cidadãos, para a nossa cidade. A programação está muito boa e esperamos uma intensa participação daqueles que, de fato, militam pela preservação do nosso patrimônio histórico e cultural", destacou a secretária.

Para a presidente do COMPPHARA, Beatriz Aied, "retomar a Semana do Patrimônio Histórico e, na sequência, a Conferência Municipal significa a retomada da participação e integração em todos os níveis de ação. Memória e História... como parte de nossas vidas, de nossa sociedade e da construção de valores que não podem se perder!"

A abertura do evento, no dia 16 (segunda-feira), será realizada no Plenário da Câmara Municipal, às 19 horas, com a palestra "A relevância e importância dos bens tombados", ministrada pelo arquiteto José Antonio C. Zagato, da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH – CONDEPHAAT).

Antes, às 16 horas, na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, será realizada uma oficina da capacitação para os conselheiros do COMPPHARA, como tema "O que é Patrimônio Histórico?". A atividade será coordenada pelo arquiteto José Antonio C. Zagato.

No dia 17, no MAPA - Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara, a partir das 19 horas, o Prof. Dr. Robson Rodrigues (Fundação Araporã) e o Prof. Dr. Marcelo A. Fernades (UFSCAR) realizam a atividade "Rastros e vestígios: bate-papo sobre Arqueologia e Paleontologia".

Duas atividades estão programadas para o dia 18: a oficina "Do manuseio correto a pequenos restauros", realizada pelo SISEN – SP, acontece das 9 às 17 horas, no Centro de Conservação e Recuperação de Acervos Diversos (CECRAD/ Praça Pedro de Toledo). São 30 vagas e as inscrições podem ser realizadas no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo). À noite, às 19 horas, no Museu Ferroviário, serão exibidos os documentários "Maestro Tescari – OPUS In Memoriam", com direção de Paulo Delfini, e "Baile do Carmo", com direção da Shaynna Pidori. Após as exibições, haverá bate-papo com o diretor e curador Paulo Delfini.

A palestra "Tempos de desconstrução", com Prof. Dr. José Francisco (Prof. Colab. UFSCAR), está na programação do dia 19. A atividade será realizada na Casa da Cultura - Sala Jean Paul Sartre.

O penúltimo dia da programação, no dia 20, conta com a abertura da I Conferência Municipal de Patrimônio Histórico, a ser realizada no Auditório José Araújo Quirino dos Santos (UNIARA). A abertura terá a mesa redonda "Memórias, tradições e construções", com Profª. Dra. Maísa Fonseca (UNIARA), Profª Dra. Joana D'Arc Oliveira (Prof. Colab. IAU-USP) e Prof. Dr. João Carlos Geraldo (UNIARA).

No dia 21, a Semana do Patrimônio Histórico se encerra com a Conferência Municipal de Patrimônio Histórico, às 8h30, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues. A programação conta com: credenciamento (8h30 às 9h30), leitura e aprovação do regimento interno (9h30), divisão dos grupos de trabalho por eixos temáticos (10h), coffee break (12h) e plenária final e aprovação das propostas (12h30).

 

Programação:

 

Dia 16

16h - Oficina da Capacitação para os conselheiros do COMPPHARA,sob o tema "O que é Patrimônio Histórico?" com o Arquiteto José Antonio C. Zagato da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico – UPPH – CONDEPHAAT

Local: Casa da Cultura - Sala Jean Paul Sartre

 

19h- Abertura da Semana, com a palestra "A relevância e importância dos Bens Tombados" com o Arquiteto José Antonio C. Zagato da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico – UPPH – CONDEPHAAT

Local: Plenário - Câmara Municipal de Araraquara

 

Dia 17

19h – "Rastros e Vestígios: Bate Papo sobre Arqueologia e Paleontologia" com Prof. Dr. Robson Rodrigues (Fundação Araporã) e Prof. Dr. Marcelo A. Fernades (UFSCAR)

Local: MAPA - Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara

 

Dia 18

9h às 17h - Oficina "Do manuseio correto a pequenos restauros" realização do SISEN – SP

30 vagas – inscrições no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo).

Local: Centro de Conservação e Recuperação de Acervos Diversos (CECRAD)

 

19h - Exibição dos vídeos documentários "Maestro Tescari – OPUS In Memoriam" direção de Paulo Delfini e "Baile do Carmo" direção da Shaynna Pidori

(após exibição bate papo com o diretor Paulo Delfini)

Local: Museu Ferroviário

 

Dia 19

19h- Palestra "Tempos de Desconstrução" com Prof. Dr. José Francisco (Prof. Colab. UFSCAR)

Local: Casa da Cultura - Sala Jean Paul Sartre

 

Dia 20

19h- Abertura da I Conferência Municipal de Patrimônio Histórico

Mesa redonda: "Memórias, Tradições e Construções" com Profª. Dra. Maísa Fonseca (UNIARA), Profª Dra. Joana D'Arc Oliveira (Prof. Colab. IAU-USP) e Prof. Dr. João Carlos Geraldo (UNIARA)

Local: UNIARA - Auditório José Araújo Quirino dos Santos

 

Dia 21

8h30 – Conferência Municipal de Patrimônio Histórico

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues / Anexo à Casa da Cultura, com entrada pela Av. Espanha.

 

8h30 às 9h30 – Credenciamento

9h30- Leitura e Aprovação do Regimento Interno

10h – Divisão dos Grupos de Trabalho por Eixos temáticos

12h- Coffee Break

12h30- Plenária Final e Aprovação das Propostas