agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Residência Artística da Casixtranha começa nesta segunda (20)

Coletivo LGBTQIA+ propõe 10 dias de atividades para vivenciar a cultura Ballroom
Postado em: 17/05/2019 às 16:49
Autor: Redação
Residência Artística da Casixtranha começa nesta segunda (20)

Nesta segunda-feira, 20 de maio, tem início a Residência Artística Casixtranha, com o coletivo de Araraquara, Casixtranha, contemplado pelo edital do 16º Território da Arte de Araraquara. Os encontros serão realizados na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, das 17 às 21 horas, até o dia 30, totalizando dez dias de atividades.

A residência dialoga com a cultura Ballroom - cultura de temática LGBT que surgiu na periferia americana como escape para a comunidade LGBT. O projeto tem como objetivo "reunir 'corpas' (corpos) que estão na base da sociedade e com elas produzir potências artísticas transformadoras".

Para tanto, o Coletivo Casixtranha busca reunir artistas e não artistas da cidade, de diferentes linguagens, para vivenciar a cultura Ballroom. Os 10 dias de encontros serão marcados pela confecção de roupas e criação de performances e instalações. Toda a produção culminará em um desfile – Runway – na Praça Pedro de Toledo, no dia 31 de maio, às 19 horas.

A confecção de roupas se dará a partir das referências de Bispo do Rosário, artista que compõe as referências sobre "loucura, insanidade e arte no Brasil", e também de Vicente Perrota, artista trans de Campinas que trabalha com Upcycling (reutilização criativa) e desconstrução de gênero através das roupas. Para a confecção, serão utilizados acessórios e roupas considerados lixos ou descartáveis.

Além da construção de roupas que caibam nas diversidades de corpos, a residência pretende interagir com outras linguagens artísticas através de instalações, performances e o desenvolvimento de maquiagens artísticas que serão exibidos ao fim da residência, na Runway (desfile) da Praça Pedro de Toledo.

"A partir da Runway iremos focar em uma residência que trabalha com os processos de aprender os passos básicos do Vogue e aprender a dar closes nas Runway. Além das oficinas de Vogue, iremos confeccionar roupas e maquiagens para um desfile que será o produto da nossa residência: um desfile construído por corpas LGBTQIA+ na Praça Pedro de Toledo", lembra Vita Pereira, da Casixtranha.

O cronograma das atividades está distribuído da seguinte forma: de 20 a 24 de maio serão realizadas roda de conversa sobre a cultura Ballroom e passos básicos do Vogue, debate sobre temas e construção de performance, aula de autoprodução e confecção de roupas, pesquisa de campo na Praça Pedro de Toledo. Depois, de 27 a 30 de maio, acontecem as construções de roupas, maquiagens e instalações, ensaios para o desfile; e no dia 31 será apresentado o resultado final da residência, com a "Runway".

Para participar não é necessária realizar inscrição prévia: basta chegar à Casa da Cultura e encontrar o grupo. A Casa da Cultura está localizada na Rua São Bento, 909, no Centro de Araraquara.

 

Serviço:

16º Território da Arte apresenta: Residência Artística Casixtranha

Período: de 20 a 30 de maio

Local: Casa da Cultura Luís Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

Horário: das 17 às 21 horas

Grátis – sem necessidade de inscrição