agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Parque Vivo chega com quatro dias de atividades

Projeto movimenta o Parque do Botânico do feriado do aniversário da cidade até domingo
Postado em: 20/08/2019 às 16:09
Autor: Redação
Parque Vivo chega com quatro dias de atividades

O Parque do Botânico vive um momento muito especial com a programação que vem sendo realizada pelo Parque Vivo, projeto mantido por voluntários e que recebe o o apoio da Prefeitura de Araraquara. Com o feriado de aniversário dos 202 anos de Araraquara, o Parque terá uma programação bastante especial e que será realizada de quinta-feira até domingo (de 22 a 25 de agosto).

No feriado do dia 22, quinta-feira, serão três atividades: Arte no Parque com o projeto "Cidade das Cores-II Edição", das 9 às 17 horas; Recreação no Parque com Edulelá Recreação Infantil, às 10 horas; e Contação de Histórias com o grupo Morada das Histórias, às 15 horas.

Na sexta, dia 23, haverá a continuidade do Arte no Parque com o projeto "Cidade das Cores-II Edição", no mesmo horário: das 9 às 17 horas. Para o sábado, dia 24, a programação apresenta, às 16 horas, "Pilates no Parque", com voluntários da Transformare.

Por fim, no domingo, são mais duas atividades: "Escuta no Parque", conduzido por grupo de psicólogas voluntárias, das 9 às 11 horas; e "Yoga Cerebral", com o professor Jefferson Moreira Júnior, às 10 horas.

O Parque Vivo foi criado por meio da iniciativa popular em fevereiro deste ano e vem apresentando atividades semanalmente no Parque do Botânico. O projeto é formado por um grupo de voluntários, moradores de Araraquara, motivados em ocupar de forma útil e positiva os espaços verdes da cidade, tornando-os locais mais convidativos, dinâmicos e familiares.

Com apoio da Prefeitura e parceiros, as propostas do projeto incluem preservação do meio ambiente, manutenção e melhorias da infraestrutura, além de atividades de cultura, esporte e lazer. A programação pode ser acompanhada pelas páginas do Facebook (Parque Vivo-Araraquara/SP) e Instagram (@parquevivoararaquara), além do site da Prefeitura de Araraquara.

O Parque do Botânico está localizado na Rua Dr. Gennaro Granata, s/n°, no Jardim Botânico.

 

Confira mais sobre as atividades:

 

·                    Arte no Parque, projeto "Cidade das Cores-II Edição"

O projeto "Cidades das Cores - II Edição" irá produzir um mural de graffiti como presente de aniversário para Araraquara. Com a participação de oito artistas profissionais, o "Arte no Parque" convida a população para prestigiar esta ação a céu aberto, com muita cor e diversão. O projeto "Cidades das Cores - II Edição" é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania (Secretaria Especial de Cultura) e conta com o patrocínio da Brasilux Tintas e realização da ComTexto Cultural.

 

·                    Recreação no Parque, Edulelá Recreação Infantil: a recreação será uma atividade destinada para as crianças se divertirem. Brincadeiras que fazem sucesso entre os pequenos estão garantidas com a participação da Edulelá Recreação Infantil. A atividade é uma ótima dica para papais e mamães passarem uma manhã agradável com seus filhos no parque.

 

·                    Contação de Histórias, com grupo Morada das Histórias: o grupo Morada das Histórias compartilha narrativas tradicionais do Brasil e do Mundo para crianças e pessoas de qualquer idade estejam dispostas a ouvir e participar. O momento é para a troca de experiências, em que saberes e sabores se tornam adivinhações, músicas de ninar, teatro com bonecos e histórias para contar. A atividade contará com "Festa no Céu" e "Bumba Meu Boi", além de outras histórias. Também, o grupo propõe uma divertida oficina criativa de livro de artista, produzida com materiais do dia a dia (papel, revista, tesoura e cola). É solicitado que os participantes levem papel, revista, tesoura e cola.

 

·                    "Pilates no Parque", com Transformare: nesta vivência especial o Pilates será apresentado na sua melhor forma para pessoas que já conhecem a prática, ou que estejam interessadas em experimentar. É solicitado que os participantes levem toalha, colchonete ou canga.

 

·                    "Escuta no Parque", conduzido por grupo de psicólogas voluntárias: a atividade oferece um espaço de alívio do sofrimento psicológico, acolhendo as pessoas. Acolher significa receber as pessoas com disponibilidade para escutar, oferecer atenção e consideração, promovendo condições para que seu sofrimento possa ser expresso. O acolhimento psicológico, um tipo de intervenção psicológica, acolhe a pessoa no exato momento de sua urgência, compreendendo e fazendo compreender seu sofrimento e ajudando a pessoa a lidar com seus recursos e limites. O trabalho é voluntário e respaldado pelo CRP da 6ª Região- CRP 06- Ribeirão Preto.

 

·                    "Yoga Cerebral", com professor Jefferson Moreira Júnior: a proposta implica um conjunto de exercícios desenvolvidos a partir de pesquisas que trabalham principalmente o córtex e o hipocampo. A principal finalidade é desenvolver a concentração e aumentar a frequência da atenção, tornando a memória poderosa e eficiente, através de uma prática que envolve concentração, atenção e movimentos. Os exercícios são desenvolvidos de maneira lúdica e didática. O Yoga cerebral desenvolve o alto controle emocional e previne contra a anosognosia (falha temporária de memória) e doenças neurodegenerativas tais como o Mal de Parkinson e Alzheimer.

 

Serviço

Projeto Parque Vivo apresenta:

 

·                    Quinta-feira (22/08):

9 às 17h: Arte no Parque, projeto "Cidade das Cores-II Edição"

10h: Recreação no Parque, Edulelá Recreação Infantil

15h: Contação de Histórias, Morada das Histórias

 

·                    Sexta-feira (23/08):

9 às 17h: Arte no Parque, projeto "Cidade das Cores-II Edição"

 

·                    Sábado (24/08):

16h: Pilates no Parque, com Transformare

 

·                    Domingo (25/08):

9 às 11h: Escuta no Parque, conduzido por grupo de psicólogas voluntárias

10h: Yoga Cerebral, professor Jefferson Moreira Júnior

 

Local: Parque do Botânico (Rua Dr. Gennaro Granata, s/n° - Jardim Botânico)

Programação gratuita