agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Confira a programação do Festival Internacional de Dança de Araraquara

Sob o conceito equatoriano "corazonar", Festival chega a 19ª edição
Postado em: 16/09/2019 às 08:20
Autor: Redação
Confira a programação do Festival Internacional de Dança de Araraquara
Balangandança / Foto: Gil Grossi

De 21 a 29 de setembro, Araraquara recebe a 19ª edição do Festival Internacional de Dança, com uma programação intensa, composta por atividades variadas, sob o conceito de "corazonar". Totalmente gratuita, a agenda traz espetáculos, cursos, oficinas, encontros e, claro, confraternização.

A idealizadora do festival – e curadora desde 2017 – a professora e bailarina Gilsamara Moura, conta que vem, desde que retomou a curadoria, repensado a cada edição como construir e reencantar este espaço com escuta e rigor. "Para esta edição sinto que chegou a hora de olhar para a cidade de uma maneira mais expansiva, delicada, carinhosa e disseminar o amor por ela em forma de Arte".

Para isso, Gilsamara propõe uma curadoria pautada no conceito "corazonar" que "expõe uma simplicidade rara, sutil e poderosa". Ela conta que, assim como o conceito "corazonar" na cosmovisão indígena dos povos Kitu Kara do Equador, a proposta curatorial do Festival 2019 visa proporcionar espaços de colheita de saberes e sentimentos, pensar e sentir juntos, experimentar o híbrido alquímico. "São emoções, afetos, razões, a fim de transformar o ócio em criatividade por meio da Arte que produzimos nas ruas, nas salas de aula, nos teatros, nos espaços alternativos e convencionais", aponta.

As atividades realizadas no Festival serão novamente distribuídas em quatro eixos (Aracoara, Morada do Sol, Buraco de Arara, Sem Eixo) que irão incluir mini-residências, ações formativas, espetáculos, oficinas, lounge para encontros e debates, "Noite Preta", "Noite LGBTTQAI+", "Noite Feminista", Baile Queer, ócio criativo e experimentos.

A novidade este ano está também no Evento Colateral que diz respeito à criação de uma Plataforma Virtual de Dança gestionada por formandos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira e aberta a todos interessados.

Vale lembrar que, entre as participações internacionais desta edição, estão: as chilenas Paula Sacur e Daniela Tenhamm Tejos e o iraniano naturalizado holandês Khosro Adibi. Um dos destaques da programação é o performer, coreógrafo e escritor brasileiro Wagner Schwartz, residente em Paris, na França.

 

Espetáculos

No sábado, 21 de setembro, a abertura do Festival apresenta o espetáculo "Travessias", com os alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD). Será na própria EMD, às 20 horas. "Travessias" traz à cena os temas das diásporas indígena, africana e judaica, dos ciganos e dos refugiados, por meio das diferentes linguagens artísticas trabalhadas na escola.

O espetáculo infantil "Presente! Feito da gente", com Cia. Balangandança, abre a programação do domingo (22), às 11h30, no Sesc Araraquara. Esta aventura de movimentos-danças e surgidas do encontro entre corpo e natureza, abre espaço para o imaginário de forma lúdica, delicada e sensível, brincando com a maneira de ver e se relacionar com a natureza. No final da tarde, às 17h30, na EMD acontece a Mostra das Academias de Dança de Araraquara e também o lançamento do livro "Ágora: modos de ser em Dança – vol.2", com organização de Gilsamara Moura e Douglas de Camargo Emilio.

O Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues recebe as atrações da segunda (23): às 20h30 haverá espetáculo contemplado do Edital Municipal (divulgação em breve) e também do espetáculo "Aterrar, Desterrar – Movimento de Troca", com o Coletivo Cênico Professores das Oficinas Culturais e classificação para 16 anos. "Aterrar (...)" apresenta bailarinos aterrados que, como raízes, expandem e pedem o chão, seja enraizando-se no outro ou o tirando do espaço.

Terça e quarta (24 e 25) tem o espetáculo "Ocupação Transitória", em escolas públicas de Araraquara. A apresentação acontece em dois horários: 10 e 15 horas. No elenco estão: Douglas Emilio, Felipe Alduina, Lucas Fernandes e Lucas Moraes - quatro artistas de Dança da região metropolitana de Sorocaba se entrecruzam e constroem narrativas a partir de encontros transitórios e sonoridades flutuantes.

Quarta (25) também haverá "Odoiyá", com Bel Souza, às 22 horas, no Espaço PlantArt. O solo centra-se em Iemanjá, com seus aspectos simbólicos, arquetípicos e sensoriais e foi concebido no espaço sagrado de recolhimento do candomblé durante o processo de iniciação da criadora Bel Souza.

A "Noite Preta" – enfatizando trabalhos que se relacionem com a promoção da igualdade racial – terá início às 20h30 no Teatro Wallace Leal. A programação tem início com mais um espetáculo contemplado no Edital Municipal, seguido por: "Negreiro" e "Burua Itzali". "Negreiro", com Guego Anunciação, é uma dança-luta movida pela paixão e necessidade de existir, onde o intérprete resiste intensamente na poética, evidenciando um corpo negro e o seu devir no mundo. Já Thiago Cohen apresenta o solo "Burua Itzali", assumindo o estranho que lhe habita, na busca por encontrar nele o que ele possa chamar de "Eu".

A programação da sexta (27) centra-se no Teatro Wallace Leal. O coletivo Casixtranha, com espetáculo homônimo, abre os trabalhos às 20h30 apresentando o resultado dos procedimentos de artistas envolvidos em uma das residências artísticas promovidas pelo Festival (classificação para 16 anos). A partir das 22 horas será realizada a primeira das duas "Sessão Maldita", com classificação para 12 anos. O espetáculo "E se eu tirar agora do meu bolso uma emoção descartável?", com Carlos Fonseca, abre a Maldita trazendo como base alguns poemas do poeta Eliézer Santos, seu companheiro. Carlos Fonseca propõe o entrelaçamento de textos coreográficos e improvisacionais num corpo que permite se atravessar por imagens, sensações, emoções e sonoridades provenientes destes poemas. Depois, o bailarino e pesquisador Douglas Emilio apresenta "F.Q.SÃO?!", um estudo em três atos, resultado de sua pesquisa acadêmica na UFBA – Universidade Federal da Bahia.

O intrépido Wagner Schwartz - performer, coreógrafo e escritor – traz seu espetáculo internacional "A Boba" para o Sesc Araraquara, em apresentação no sábado (28), às 20 horas. O trabalho é inspirado na obra "A Boba", de Anita Malfatti, criada entre 1915 e 1916, ao longo da estadia da artista nos Estados Unidos — umas das criações mais contundentes do modernismo brasileiro, como também o clímax de sua produção expressionista. E a segunda (e última!) Sessão Maldita também será no sábado, com início às 22 horas no Teatro Wallace Leal e classificação para 16 anos. Gilsamara Moura e Lucas Valentim, ambos bailarinos e docentes da UFBA, apresentam o espetáculo "Declaração d'AMOUR", fazendo uma pausa para falar de amor e questionando: "Existe amor, depois do amor?". Ainda, a Maldita fecha com o resultado da residência "Tupinambausch", promovida pela Festival Internacional de Araraquara, com artistas profissionais de cidade e região, com músicos de Araraquara, sob direção de Denny Neves.

O último dia da programação compreende a "Noite Feminista", no domingo (29), a partir das 19h30, no Teatro Wallace Leal, com três apresentações: "Costamarfil", espetáculo com a chilena Paula Sacur; a performance "Mi cuerpo sabe a lengua", com a chilena Daniela Tenhamm Tejos; e o espetáculo "69", com Gilsamara Moura.

 

Atividades

Além dos espetáculos, uma grade paralela de atividades compõe a programação: mini-residências, mini-curso para docentes, oficinas, encontro aberto e festa. Importante destacar que as inscrições para essas atividades já estão abertas e seguem até dia 20 de setembro, devendo ser realizadas presencialmente na Secretaria Municipal da Cultura (Palacete das Rosas, localizado ao lado da Prefeitura). As vagas são limitadas.

Entre as oficinas, estão: "Balé Clássico", com Guego Anunciação (BA), nos dias 23 e 24/09, das 19h às 22h, na Academia de Ballet Art Dance; "Corpo na Improvisação", com Paula Sacur e Daniela Tenhamm (Chile), dia 26/09, das 9h às 12h, e dia 27/09, das 14h às 17h, na Oficina das Meninas; "Danças para todas as idades", com Guego Anunciação, Lucas Valentim, Paula Sacur e Daniela Tenhamm, dia 27/09, das 8h30 às 11h30, no Ginásio de Esportes de Américo Brasiliense (haverá apresentação do processo da Oficina "Danças para todas as idades" no dia 29, das 9h às 11h, na Feira Livre da Praça do Coreto, em Américo Brasiliense).

Já as mini-residências chegam com: "Geração de Trabalho e Renda com Arte", com Khosro Adibi (Irã / Holanda), na Casa da Cultura, de 23 a 27/09, das 14h às 17h (ou de acordo com a disponibilidade do grupo que se formar); "TUPINAMBAUSCH – Ensaios indígenas para uma dança moderna", com Denny Neves (PE/BA), na EMD, de 23 a 27/09, das 17h às 20h); e "Estudos para criação de plataforma digital multimídia", com Bel Souza e Bruno Lottelli (BA/SP), na EMD, de 25 a 27/09, das 14h às 17 horas.

Para os docentes, em escolas da rede pública, serão oferecidos os mini-cursos: "Autocuidado para quem não Tem Tempo", com Bel Souza (MG/BA), dia 24/09, das 9 às 12 horas; "Processo de criação e autodescoberta", com Ivanise de Carlo (SP), dia 25/09 (quarta das 9h às 12h); e "Colaboração e cooperação hoje", com Lucas Valentim (AL/BA), dia 26/09, das 9h às 12 horas.

Um "Encontro Aberto" também será destaque no dia 25/09, às 20 horas: é a "Dança em Jogo", com coordenação de Felipe Alduina. A atividade será realizada no Espaço PlantArt. Ainda, vale apontar o "Evento Colateral", que projeta o lançamento da Plataforma Virtual de Dança de Araraquara - resultado da mini-residência "Dança e Plataforma digital" – para dezembro deste ano, na EMD.

Por fim, para confraternizar público, artistas e produtores, no dia 29/09, o Festival se encerra com uma festa longe na quadra da Casa da Cultura: é o Baile Queer - Festa Tocaya 8ª edição, com início às 21 horas. A programação apresenta os DJs ZaziLove, Roze e Micheletti, além de comes e bebes, dança, música e performance.

O Festival internacional de Dança de Araraquara é uma realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, Secretaria Municipal da Educação e UFBA (Universidade Federal da Bahia), em parceria com o Sesc Araraquara, e conta com o apoio: Novo Hotel Municipal, Max Salada Grill, Guapo, Plant Art, Grupo Gestus e Secretaria de Cultura e Turismo de Américo Brasiliense. Toda a programação é gratuita e pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura de Araraquara e no evento criado no Facebook.

 

Festival Internacional de Dança de Araraquara

 

- Espetáculos

Dia 21/09 - sábado

- Abertura às 20h: Espetáculo "Travessias", com Escola Municipal de Dança Iracema (Araraquara)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira / Classificação livre

 

Dia 22/09 – domingo

11h30: Espetáculo "Presente! Feito da gente", com Cia. Balangandança (SP)

Local SESC Araraquara/ Classificação livre

 

17h30: Mostra das Academias de Dança de Araraquara + Lançamento do livro "Ágora: modos de ser em Dança – vol.2", com organização: Gilsamara Moura e Douglas de Camargo Emilio

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira/ Classificação livre

 

Dia 23/09 - segunda

20h30: Espetáculo contemplado do Edital Municipal de Araraquara

+ Espetáculo "Aterrar, Desterrar – Movimento de Troca", com Coletivo Cênico Professores das Oficinas Culturais

Local: Teatro Wallace/ Classificação 16 anos

 

Dias 24/09 e 25/09– terça e quarta

10h e 15h: Espetáculo "Ocupação Transitória", com Douglas Emilio, Felipe Alduina, Lucas Fernandes e Lucas Moraes

Local: Escolas Públicas de Araraquara/ Classificação livre

 

Dia 25/09 - quarta

22h: Espetáculo solo "Odoiyá", com Bel Souza

Local: Plant Art/ Classificação Livre

 

Dia 26/09 – quinta: "Noite Preta"

20h30: Espetáculo contemplado do Edital Municipal de Araraquara

+ Espetáculo "Negreiro"

+ Espetáculo "Burua Itzali"

Local: Teatro Wallace/ Classificação livre

 

Dia 27/09 – sexta

20h30: Espetáculo "Casixtranha"

Local: Teatro Wallace/ Classificação 16 anos

 

22h (Sessão Maldita)

Espetáculo "E se eu tirar agora do meu bolso uma emoção descartável?", com Carlos Fonseca

+ Espetáculo "F.Q.SÃO?!", com Douglas Emilio

Local: Teatro Wallace/ Classificação 12 anos

 

Dia 28/09 – sábado

20h: Espetáculo "A Boba", com Wagner Schwartz

Local: Sesc Araraquara

 

22h (Sessão Maldita)

Espetáculo "Declaração d'AMOUR", com Gilsamara Moura e Lucas Valentim

Local Teatro Wallace/ Classificação 16 anos

 

+ Resultado da residência Tupinambausch promovida pela Festival Internacional de Araraquara com artistas profissionais de cidade e região, com músicos de Araraquara e direção de Denny Neves

Local Teatro Wallace/ Classificação 16 anos

 

Dia 29/09 – (domingo): "Noite Feminista"

• 19h30: Espetáculo "Costamarfil", com Paula Sacur

+ Performance "Mi cuerpo sabe a lengua", com Daniela Tenhamm Tejos

+ Espetáculo "69", com Gilsamara Moura

Local Teatro Wallace/ Classificação livre

 

Mini-residências

 

• De 23 a 27/09 (segunda a sexta) das 14h às 17h ou de acordo com a disponibilidade do grupo que se formar: Mini-residência "Geração de Trabalho e Renda com Arte", com Khosro Adibi (Irã / Holanda)

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa

 

• De 23 a 27/09 (segunda a sexta das 17h às 20h): Mini-residência "TUPINAMBAUSCH – Ensaios indígenas para uma dança moderna", com: Denny Neves (PE/BA)

Consultoria artística: Gilsamara Moura

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira

 

• De 25 a 27/09 (quarta a sexta das 14h às 17h): Mini-Residência "Estudos para criação de plataforma digital multimídia", com: Bel Souza e Bruno Lottelli (BA/SP)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira

 

 

Mini-curso para docentes

• Dias 24/ 09 (terça das 9h às 12h): "Autocuidado para quem não Tem Tempo", com Bel Souza (MG/BA)

Local: Escola da Rede Pública

 

  • Dia 25/ 09 (quarta das 9h às 12h)

Processo de criação e autodescoberta

Com: Ivanise de Carlo (SP)

Local: Escola da Rede Pública

 

• Dia 26/09 (quinta das 9h às 12h): "Colaboração e cooperação hoje", com Lucas Valentim (AL/BA)

Local: Escola da Rede Pública

 

Oficinas

• Dias 23 e 24/09 (segunda e terça-feira) das 19h às 22h: Oficina de "Balé Clássico", com Guego Anunciação (BA)

Local: Academia de Ballet Art Dance

 

• Dias 26/09 (quinta) das 9h às 12h e 27/09 (sexta) das 14h às 17h: Oficina "Corpo na Improvisação", com Paula Sacur e Daniela Tenhamm (Chile)

Local: Oficina das Meninas

 

• Dias 27/09 (sexta) das 8h30 às 11h30: Oficina "Danças para todas as idades", com Guego Anunciação, Lucas Valentim, Paula Sacur e Daniela Tenhamm

Local: Ginásio de Esportes (Américo Brasiliense)

 

• Dia 29/09 – (domingo) das 9h às 11h: Apresentação do processo da Oficina "Danças para todas as idades"

Local: Feira Livre da Praça do Coreto (Américo Brasiliense)

 

Encontro Aberto

25/09 (quarta) - 20h: "Dança em Jogo", com coordenação de Felipe Alduina

Local: Plant Art

 

 

Festa

Lounge-festa

 

21h às 0h

Classificação Livre

Baile Queer (19 anos de Festival) - Festa Tocaya 8ª edição

Com ZaziLove + Roze + Micheletti + comes e bebes + dança, música e performance

Local: Quadra da Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa

 

Evento Colateral

Lançamento da Plataforma Virtual de Dança de Araraquara, resultado da Mini-residência "Dança e Plataforma digital"

Dezembro de 2019, na EMD

 

Programação gratuita

*Inscrições presenciais abertas para as atividades do programa, na Secretaria da Cultura/ Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro) – vagas limitadas