agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

USP tem exposição na Reitoria com 41 desenhos de Di Cavalcanti

Mostra celebra 120 anos com obras da coleção de desenhos doados pelo próprio artista
Postado em: 02/10/2017 às 08:37
Autor: Redação
USP tem exposição na Reitoria com 41 desenhos de Di Cavalcanti
Marcos Santos / USP Imagens

Para comemorar o 120º aniversário e nascimento de Di Cavalcanti, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) organizou uma mostra especial em homenagem ao artista do modernismo brasileiro. A exposição “Di Cavalcanti – Papel em Destaque” apresenta 41 obras em papel, reunindo ilustrações produzidas para livros, caricaturas, charges e desenhos em cartaz no espaço expositivo do prédio da Reitoria, em São Paulo.

Os desenhos estão distribuídos em quatro módulos, que não obedecem a uma ordenação cronológica ou temática, e exibem grande diversidade de técnicas utilizadas e variações estilísticas, revelando a personalidade inquieta de um artista que encontrou no papel um espaço de liberdade e experimentação.

 

Sobre o artista


Emiliano Augusto Cavalcanti de Paula Albuquerque e Melo nasceu no Rio de Janeiro, em 6 de setembro de 1897. Iniciou sua atividade artística em 1914, fazendo ilustrações para a revista Fon Fon. Em 1916, ingressou na Faculdade de Direito da USP e mudou-se para a capital paulista, onde conviveu com artistas e intelectuais como Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Guilherme de Almeida.

Foi um dos idealizadores e organizadores da Semana de Arte Moderna – realizada entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo –, sendo o responsável pelas peças promocionais do evento, como o catálogo e o programa. É considerado um dos principais expoentes do modernismo brasileiro e um dos nossos artistas mais reconhecidos, nacional e internacionalmente.