agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Resíduos florestais são matéria-prima de artista rural

Exposição gratuita segue até o dia 30 de abril e está aberta para visitas agendadas
Postado em: 16/04/2018 às 07:35
Autor: Redação
Resíduos florestais são matéria-prima de artista rural
Paulo Mantoanelli

O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, até o dia 30 de abril, apresenta a exposição "O Arteiro do Mato", do artista rural Lodier Perussi "Iêiê", morador de Bueno de Andrada.

"O Arteiro do Mato" apresenta uma mostra de esculturas ecológicas com troncos e galhos, apontando a necessidade de reduzir lixo e do respeito com a natureza.

A exposição teve início no último dia 09, com mais de 30 esculturas em tamanhos variados, apresentando a simplicidade do campo e com inspiração nas formas da natureza. Animais diversos - como aves, lagartos, cobras, mamíferos, dinossauros - além de personagens fantasiosos de entes alados e imaginários, e também arcanjos e imagens sacras – estão retratados por IêIê – este produtor rural que utiliza resíduos florestais como matéria-prima para as suas criações.

E para tanta criatividade, IêIê utiliza apenas facão, machado, grosa e furadeira. A instalação conceitual no Museu Voluntários da Pátria alerta para se 'reduzir, reutilizar e reciclar'' os resíduos ambientais, sólidos, líquidos e gasosos. Por isso mesmo, as esculturas ecológicas estão expostas sobre suportes descartáveis inservíveis - como lixo acumulado com latas e pneus, embalagens de isopor, eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos (todos coletados pelo sistema de coleta seletiva da Cooperativa Acácia).

A exposição tem entrada gratuita e está aberta para receber visitas de escolas e de grupos de interesse, numa iniciativa da ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural, em parceira com a Secretaria Municipal de Cultura e Fundart. De acordo com Théo Bratfisch, presidente da ABATur, até o momento já estão agendadas 18 turmas de alunos para a programação.

O horário de visitação é: de segunda à sexta-feira, 9h às 17h30; e aos sábados, das 9h30 até 12 horas. O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria está localizado à Praça Pedro de Toledo, sem número, no Centro de Araraquara. Mais informações pelo fone: 3322-4887.

 

Serviço:

"O Arteiro do Mato", do artista rural Lodier Perussi "Iêiê"

Local: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/nº - Centro)

Período: até 30 de abril

Horário de visitação: de segunda à sexta-feira, 9h às 17h30; aos sábados das 9h30 até 12 horas

 

Grátis

- Agendamento de visitas pelo fone: 3322-4887