agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

"Bancos-Paisagem": obra pode ser vista na frente da Biblioteca Municipal

Imagens poéticas de Silvia Ruiz propõem um respiro ao caos da cidade, com bancos empilhados
Postado em: 12/06/2018 às 15:50
Autor: Redação

Cansada do caos gerado pelo excesso de "tudo" - pessoas, carros, casas, prédios, poluição, barulho, trabalho, amores – a artista plástica Silvia Ruiz, de São Paulo, traz seu trabalho para o Território da Arte de Araraquara: por meio da técnica do lambe-lambe, ela propõe um "respiro" ao caos, com seus bancos empilhados - um contraponto à infatigável agitação das cidades, que não dá brecha para o repouso, a pausa, a contemplação.

"Em(pilhamento): Bancos-Paisagem" é a instalação, apresentada na fachada da Biblioteca Municipal Mario de Andrade (aplicada na parede lateral da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, com vista para a Avenida Espanha).

"Venho trabalhando e me dedicando principalmente com a técnica da gravura, fazendo imagens de grandes dimensões e pesquisando seus possíveis desdobramentos. Como resultado tenho obtido imagens poéticas das cidades vistas por dois temas inusitados, bancos e cadeiras. De toda espécie e sempre vazios", aponta Silvia Ruiz.

A artista conta que, em seus projetos para "parede", sempre pensa em aplicar a técnica do lambe-lambe, bastante comum nos muros das cidades. Com a matriz do banco feita em xilogravura, Silvia faz com que a mesma imagem se repita, criando árvores e nuvens em extensão da parede. Na Biblioteca são 240 banquinhos "empilhados".

"Seria o desejo de repouso no meio do caos da cidade? O caos impondo-se ao repouso?", questiona. "Trata-se de arte eminentemente urbana e a parede da cidade ao meu ver é o melhor lugar para expô-la, justamente porque temos esta grande diversidade de pessoas e fluxos".

Silvia Ruiz já realizou inúmeros trabalhos e cursos, focados tanto no mundo acadêmico quanto cultural. Pós-graduada em "Arte: Crítica e Curadoria" pela Pontifícia Universidade Católica, tem participado de várias exposições coletivas, bienais e salões de Arte Contemporânea no Brasil e exterior. Possui trabalhos em gravuras no acervo de alguns museus, como: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca de São Bernardo do Campo/SBC, Casa da Xilogravura em Campos de Jordão, MARP Ribeirão Preto - entre outros.

Ainda, coleciona prêmios e menções honrosas, em Salões de Arte, como de São Caetano, Santos, Itapecerica da Serra, Franca, Guarulhos.

A instalação "Em(pilhamento): Bancos-Paisagem" pode ser visitada até o dia 06 de julho. A Biblioteca Municipal Mario de Andrade está localizada à esquina da Rua Carlos Gomes (n° 1729) com a Avenida Espanha.

 

Serviço:

Território da Arte de Araraquara apresenta:

"Em(pilhamento): Bancos-Paisagem", intervenção com lambe-lambe de Silvia Ruiz

Local: Biblioteca Municipal Mario de Andrade - esquina da Rua Carlos Gomes (n° 1729) com a Avenida Espanha (a obra pode ser vista pela Avenida Espanha)

 

Grátis