agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

"TranZcreen": instalação interativa chega à Casa da Cultura

Público vira "criador" desta instalação do Território da Arte de Araraquara
Postado em: 12/06/2018 às 15:56
Autor: Redação

Uma obra em constante processo de transformação que tem por objetivo inicial trabalhar a luz como objeto de intervenção: esta é a proposta de TranZcreen – uma instalação interativa, proposta por Tânia Camargo e Daniel Dekwilde para o XV Território da Arte de Araraquara.

A instalação terá início nesta terça-feira, dia 12, na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, seguindo até o final desta semana (sábado, dia 16).

Em sua versão atual o público interage com a projeção através de um microfone, os sons gerados pelo observador serão processados e transformados em reações diversas na imagem. Além disso, o público também pode interagir por meio de uma interface gráfica que é compartilhada por uma rede wi-fi local. Para acessar é necessário possuir um smartphone e um navegador mobile compatível.

Diversas pessoas podem interagir ao mesmo tempo acessando pelo próprio celular. Todas os gráficos e imagens são generativos, gerados em tempo real, através de códigos. Tânia Camargo explica que a instalação está ligada ao conceito de "Crowd art", quando a arte chama a atenção para formas de participação que ocorrem involuntariamente e inconscientemente, por várias pessoas ao mesmo tempo. "Esta obra constitui no esforço de investigar o tema da participação de uma forma baseada em nossa realidade em rede", aponta.

Daniel Dekwilde lembra que TranZcreen é uma obra participativa que estabelece novas formas de comunicação entre o espectador e o projeto. "O resultado é a existência do que foi alterado, podendo assim tomar rumo ao acaso, se tornando uma obra viva e fluida, deixa de ser um objeto somente de exposição onde o próprio espectador é o criador".

Vale destacar que o horário de visitação da exposição é de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 21h; e aos sábados, das 9 às 13h30. A Casa da Cultura está localizada à Rua São Bento, 909, no centro da cidade.

O Território da Arte de Araraquara segue com atividades totalmente gratuitas até o próximo dia 06 de julho. Mais detalhes da programação podem ser conferidos no site da Prefeitura de Araraquara ou na página do evento no Facebook.

 

Serviço:

Território da Arte de Araraquara apresenta:

"Tranzcreen", instalação de Tânia Camargo e Daniel Dekwilde

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

Período: de 12 a 16 de junho

Horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 21h; e aos sábados, das 9 às 13h30