agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Exposição na Biblioteca Municipal começa com mesa sobre maternidade e paternidade

Atividade do Território da Arte de Araraquara é direcionada a papais, mamães, crianças e interessados pelo tema
Postado em: 17/05/2019 às 16:00
Autor: Redação
Exposição na Biblioteca Municipal começa com mesa sobre maternidade e paternidade

Neste sábado, 18 de maio, no saguão superior da Biblioteca Municipal Mario de Andrade, tem início a exposição "Visualidades na/para/da/com a Maternidade e Paternidade Contemporâneas", que faz parte da programação do 16º Território da Arte de Araraquara. A exposição conta com mesa de abertura e espaço para as crianças permanecerem enquanto os papais e mamães participam das atividades gratuitas.

"Visualidades na/para/da/com a Maternidade e Paternidade Contemporâneas" apresenta obras de Itaiana Battoni, Rodrigo Bueno, Lucas Tannuri e Lívia Dotto Martucci.

A exposição retrata a visão de quarto artistas contemporâneos sob o viés do olhar sobre suas obras antes e depois de terem a experiência com a chegada de suas filhas e filhos. Os artistas apresentam produções de períodos anteriores e/ou posteriores à maternidade e paternidade, oportunizando reflexões de como a visualidade transformou-se após o nascimento dos filhos.

Com novos arranjos familiares, com a vivência no mundo da infância, com a vida e a arte misturando-se a como sentem e produzem seus trabalhos, as questões levantadas estarão em diálogo com a visualidade de cada artista e o contato com suas obras. Ainda, todos os artistas da exposição participam da mesa de abertura, sob a mediação de Denise Zakaib (responsável pelo Programa Educativo do Território), no auditório da biblioteca.

Das 10 às 12h, estará disponível as atividades das "Vivências Familiares", do Programa Educativo, para as crianças, oportunizando aos pais a participação na mesa e abertura da exposição. Vale destacar que o Programa Educativo oferece visitas guiadas por todas as exposições. Os interessados devem realizar agendamento pelo email: territórioararaquara@gmail.com. É possível fazer a visita cedo, à tarde e também à noite.

Este ano, o Território da Arte de Araraquara apresenta o tema "Conexões Possíveis", criando um rizoma no qual alguns ciclos de vida, de criação e de oportunidades são contemplados, envolvendo conexões possíveis entre a visualidade e suas relações com: a primeiríssima infância até a terceira idade, as técnicas tradicionais até as mais digitalizadas e os espaços públicos até o mercado das artes.

Toda programação é gratuita e pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara, que por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart realizam o evento. A Biblioteca Municipal Mario de Andrade está localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara.

 

Conheça os artistas participantes:

 

Itaiana Battoni (Araraquara) - dedica-se ao desenho desde 1993, quando começou a frequentar aulas na cidade de Amparo (SP). Dois anos após o nascimento de sua filha, em 2005, começou a ministrar aulas de desenho artístico em Araraquara, onde reside até hoje. Em 2012 descobriu o parto humanizado e fez uma série de desenhos no tema, os quais, observou posteriormente, que contavam sua história. No ano seguinte, a pedido de uma amiga, realizou a primeira arte gestacional e em 2014 pode vivenciar seu próprio parto humanizado, com o nascimento de seu segundo filho. Apaixonada pelo universo da humanização, foi convidada a ilustrar o livro "Filhos da Primavera - Histórias de Parto", lançado em 2015 e após essas experiências tornou-se doula, consultora em amamentação e integra o Movimento Pela Humanização do Parto em Araraquara.

 

Lívia Dotto Martucci (São Carlos) - Artista, educadora e produtora cultural. Mãe da Frida. Desde 2000 tem atuação na produção artística e cultural, trabalhando com mostras de artes visuais, shows musicais, espetáculos de dança e teatro. Tem experiência com gestão pública nas cidades de Araraquara (2002 a 2005) e em São Carlos (desde 2007) e com gestão privada, com sua empresa individual Matriarcas Criativas (desde 2014). Já participou ativamente da gestão democrática participativa nos âmbitos municipais, estaduais e federais, principalmente nas áreas da Cultura e das Artes. Hoje é curadora do XVI Território da Arte de Araraquara.

 

Lucas Abi Rached Tannuri (Araraquara) - Fotojornalista e Designer. Pai de Marina e Gael. Lançou seu primeiro livro baseado em uma brincadeira com sua filha em 2018: "O Grande Desafio das Pequenas Coisas".  O livro culminou a partir de um projeto que começou despretensiosamente, como uma ação lúdica para melhorar a interação com Marina, sua filha, a qual tem uma comunicação diferente, pois ela é enquadrada no TEA (Transtorno do Espectro Autista).


Rodrigo Bueno (Rio de Janeiro) - Ilustrador e designer gráfico. Pai das gêmeas Margarida e Iolanda. Autor do livro "Bebegrafia", uma aventura em quadrinhos sobre primeiro ano de vida de duas famílias e seus bebês e narrado em primeira pessoa pelos dois pais cartunistas. Criador do @diarioilustradodapaternidade e da web série Paternosfera (publicado pelo portal Lunetas).

 

SERVIÇO:

Exposição + mesa "Visualidades na/para/da/com a Maternidade e Paternidade Contemporâneas"

Local: Biblioteca Municipal Mario de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

Data: sábado (18 de maio)

Horário: 10 horas

·         Haverá atividades destinadas às crianças, das 10 às 12h

Grátis