agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Tadeu Marcato publica nova obra poética: “Descanso do Caos”

Casa da Cultura oferece noite de autógrafos com o poeta araraquarense
Postado em: 09/11/2017 às 16:39
Autor: Redação
Tadeu Marcato publica nova obra poética: “Descanso do Caos”
Tadeu Marcato

Nesta sexta-feira (11), às 19h30, a Casa da Cultura “Luiz Antônio Martinez Corrêa” vai oferecer uma noite de autógrafos para celebrar o lançamento de “Descanso do caos” (Araraquara: Partesã, 2017), terceira obra impressa de Tadeu Marcato, araraquarense de 34 anos, que atua como professor de Filosofia, na EE João Jacinto do Nascimento, no Jardim Cruzado, em Ibaté, e leciona Ética e História nos cursos técnicos da Etec – Profª Anna de Oliveira Ferraz, em Araraquara.

Odete Haddad, professora, comenta sobre a obra “Sua produção escrita – que muito bom uso faz dos recursos formais da poética, indo além das influências modernistas (onde cabe-se tudo) – faz nascer a construção de sua própria liberdade poética, que até o momento se compõe de três livros, quais sejam:

- Maiêutica poética (Empório Inventivo, 2015);

- Descompasso (Partesã, 2016); e

- Descanso do caos (Partesã, 2017).

Sua marca é a simplicidade, que, trazida do berço, alia-se a uma outra, a rebeldia – muito bem presente em seus versos -; não há regra que escape à sua contestação.”

“Descanso do caos”, seu terceiro livro, é, segundo o próprio poeta “uma tentativa incerta de implodir uma saudade que se nega a morrer”, Marcato faz referência a sua relação com a dependência química, tema que alicerça sua mais recente obra.

“Senti uma necessidade muito grande de abordar esse tema após um acidente fatal que vitimou um amigo. Esse amigo ficou internado comigo, inclusive dedico a obra a ele, Jeferson Vieira dos Santos, o homem que aprendeu a sorrir”.

Tadeu Marcato passou por um processo de tratamento contra a dependência química no ano de 2012 e a partir dessa situação iniciou sua produção poética. “A poesia foi a substituição imediata às drogas, me acolheu, me deu fuga e possibilitou um entorpecimento daquilo que sou, ou melhor, permitiu uma andança por entre o que construí de mim através dos determinismos psicossociais e das fagulhas de liberdade.”

Haddad observa, também, que “o caminho escolhido por Marcato é: cabeça, braço, mão, caneta, papel, computador. Sua inquietude é vivida como se fosse um vulcão, ardente, na sua forma líquida, que, após ser exposto, se solidifica. Volto a dizer, que os versos de Tadeu Marcato, acalme a minha angústia e a de tantos outros leitores.”

O lançamento será aberto ao público que poderá adquirir os exemplares de “Descanso do caos” durante o próprio evento. Serão aceitos cartões de débito e crédito e o livro custará R$ 25,00. O evento contará com a mediação do jornalista Lucas de Almeida e a participação do jovem ator Rian dos Santos, formado pela Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”, sua performance será dirigida pela professora  Rafaella Berto Pucca.