agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Livro sobre o araraquarense Ricardo Corrêa será lançado no Sesc

Reportagem premiada sobre o maquiador da Rua Augusta comoveu as redes sociais e virou livro
Postado em: 08/05/2019 às 16:10
Autor: Redação
Livro sobre o araraquarense Ricardo Corrêa será lançado no Sesc

Com o objetivo de fomentar a livre expressão das diferenças, o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, o Sesc São Paulo promove ao longo do mês de maio o Projeto Legítima Diferença, promovendo diversas ações que buscam evidenciar realidades e desconstruir preconceitos e estereótipos vinculados às pessoas LGBTQI.

Em Araraquara, o lançamento do livro “Ricardo e Vânia: o maquiador, a garota de programa, o silicone e uma historia de amor”, do jornalista Chico Felitti, integra esta programação. O evento será nesta quinta-feira (9), às 20 horas, no espaço Garimpo, seguido de bate-papo com o autor. A entrada é franca.

O livro trata da história do araraquarense Ricardo Corrêa, figura singular que ficou conhecido popularmente na cidade de São Paulo como Fofão da Augusta devido à sua excêntrica aparência. Há vinte anos ele circulava pela região das ruas Augusta e Paulista, onde liderou uma trupe de palhaços, distribuiu panfletos e pediu esmolas. Por trás do apelido ofensivo havia um cabelereiro disputado nos anos 1970 e 1980, que falava francês e inglês, era esquizofrênico, foi drag queen, artista de rua, teve dinheiro e frequentou o underground.

Em 2017, um leito do Hospital das Clínicas de São Paulo foi ocupado por um homem sem identidade e o jornalista Chico Felitti se empenhou em conhecer sua história. Depois de quatro meses de investigação, publicou uma reportagem que viralizou e em poucos dias mais de 1 milhão de pessoas souberam o nome por trás do rosto remodelado por um litro e meio de silicone e cirurgias plásticas: Ricardo Correa da Silva.

Logo viriam outros personagens e relatos atravessados pela trajetória de Ricardo. Sobretudo Vânia Munhoz, brasileira radicada na França, que um dia se chamou Vagner e foi o amor de sua vida.

O autor Chico Felitti (que atualmente escreve para a revista Piauí, para a Condé Nast americana e para o Buzzfeed) contou essa história em livro, e nesta oportunidade convida Isabel Dias e Vicky Marroni para falar sobre a experiência da (re)descoberta de si e de outros através dessa história.

 

Serviço

Lançamento do livro “Ricardo e Vânia: o maquiador, a garota de programa, o silicone e uma historia de amor

Dia: 9/5, quinta-feira

Horário: 20h

Local: garimpo

Classificação: Livre

Grátis