agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Exposição retrata relação de Pio Lourenço e Mário de Andrade

Com início nesta segunda-feira (14), exposição gratuita ocorre na Biblioteca Municipal de Araraquara. É possível conferir a escrivaninha onde Mário escreveu Macunaíma
Postado em: 14/02/2022 às 16:54
Autor: Redação
Exposição retrata relação de Pio Lourenço e Mário de Andrade

Nesta segunda-feira (14) teve início a exposição "Gabinete modernista: a passagem de Mário de Andrade por Araraquara", na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, celebrando os 100 anos da Semana de Arte Moderna. A Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, ampliou o horário de visitação: agora com início às 9 horas.

O coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca, lembra que o material expositivo demonstra a relação de Pio Lourenço e Mário de Andrade. No "gabinete" é possível conferir: a escrivaninha onde Mário escreveu Macunaíma na Chácara Sapucaia, duas estantes com 600 obras que foram doadas por Mário para compor o acervo inicial da Biblioteca Pública Municipal, além de fichas de anotações de Pio que inclui comentários sobre a obra Macunaíma.

Também, no saguão superior da biblioteca, estão expostos os primeiros exemplares autografados de "Macunaíma", "Amar Verbo Intransitivo" e "Paulicéia Desvairada", além de material sobre a Semana de Arte Moderna, com foco na literatura. A farta correspondência entre Mário e Pio, demonstra a relação estreita entre os dois, assim como a influência de Pio sobre as pesquisas e interesses de Mario.

Com entrada gratuita, a exposição permanece até o próximo dia 25 de março na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. A visitação pode ser realizada de segunda à sexta-feira, no horário das 9 às 12h30 e das 13h30 às 19 horas. É obrigatório o uso de máscara durante a visitação da área expositiva. A entrada na área do Gabinete é limitada a duas pessoas por vez. Informações e agendamentos: [email protected] .

Importante lembrar que hoje (segunda-feira, 14 de fevereiro) será realizada a live "Gabinete modernista: a passagem de Mário de Andrade por Araraquara", às 19h30, no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube. Na oportunidade, Weber Fonseca recebe a professora Denise Guaranha, mestre em Literatura Brasileira pela USP, Doutoranda em Filosofia e História da Educação pela UNESP e professora do Centro Paula Souza, além de desenvolver pesquisa sobre as fichas de Pio Lourenço Corrêa e ser a responsável pelos textos do livro "Pio & Mário - diálogos de uma vida inteira" (Editora Sesc). A proposta é conversar sobre a relação de Mário e Pio por correspondência, já que Denise é uma pesquisadora do assunto.

SERVIÇO:

Exposição "Gabinete modernista: a passagem de Mário de Andrade por Araraquara"

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

Período: até 25 de março

Horário: das 9 às 12h30 e das 13h30 às 19 horas (de segunda à sexta-feira)

Informações e agendamentos: [email protected]

- Obrigatório uso de máscara durante a visitação da área expositiva

- Entrada limitada: duas pessoas por vez na área do Gabinete

- 14/02: live às 19h30 no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube

Grátis