agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Bernadete França, a alma feminina do forró

Nascida na Paraíba, cantora faz show gratuito no Sesc Araraquara
Postado em: 11/08/2017 às 16:52
Autor: Redação
Bernadete França, a alma feminina do forró
Juliana Freitas

Marinês, rainha do xaxado, contemporânea de Luiz Gonzaga, será homenageada no Sesc Araraquara pela cantora Bernadete França, que acompanhada do acordeonista Walldo Lima, sobe ao palco no domingo (13), às 16 horas, para comandar um show dançante, aberto ao público e gratuito, tocando canções que ficaram eternizadas na voz de Marinês.

Bernadete França  nasceu no estado da Paraíba, onde sua mãe era costureira e seu pai dedicava-se à lavoura.Repentista nos finais de semana, fazia versos e tocava viola para as pessoas dos bairros vizinhos, sempre mostrando à filha a arte local. Aos seis anos, já morando em Recife, Bernadete cantou pela primeira vez o xote “O Cheiro da Carolina”, de Luiz Gonzaga. Aos  doze anos ganhou o  prêmio cantora revelação em Recife, e no mesmo anoem São Paulo participou do programa Cidade Contra Cidade,de Silvio Santos, onde conheceu o pianista José Fernandes, que lhe abriu portas para os palcos mais sofisticados da noite paulistana. 

Durante a década de 70, como crooner, fez parte dos conjuntos Coisa Nossa, Super Som e da Banda Reveillon. Durante quatro anos atuou ao lado do cantor e compositor Toquinho e do saxofonista Sadao Watanabe. Em seu primeiro compacto simples, pela gravadora Chantecler, gravou as músicas Salina das Margaridas e Vagalume. Participou da trilha sonora do filme A Pequena Órfã, que lhe rendeu turnês no Rio Grande do Sul e Argentina. Pela RCA Victor gravou Pirilampo do Uauá e Fogaréu, dos compositores baianos Gereba, Carlos Pita e Walter Queiroz. No CD Gereba Convida cantou a música Meu Segredo do compositor Abel Silva. Compôs o xote Amor Sem Valor gravado pela banda Quinteto novo + o Velho.

Em 2007 realizou uma temporada com sua banda no navio Mistral,com repertório variado de MPB. Como convidada especial,esteve no Neruda Kulturraum e no espaço 7Stern em Viena, Áustria.Em 2016, a convite do diretor musical Paulo Fedato e do produtor Renato Figueiredo, gravou a música Frevo Mulher para a novela Escrava Mãe da Rede Record de Televisão. Bernadetedivulga a música popular nordestina, levando também aos palcosos sucessos de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Humberto Teixeira e Dominguinhos.

Serviço
Show Bernadete França canta Marinês

Dia: 13/8, domingo
Horário: 16h
Local: Garimpo
Classificação:Livre
Grátis