agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Ibaté recebe show do projeto Violas do Brasil

Grupo trará a história da viola caipira do chamado "cinturão caipira brasileiro"
Postado em: 10/07/2018 às 15:42
Autor: Redação
Ibaté recebe show do projeto Violas do Brasil

No dia 12 de julho, quinta-feira, a cidade de Ibaté receberá um show especial do projeto Violas do Brasil, apresentado pelo músico João Ormond acompanhado por grandes violeiros. O grupo trará a história da viola caipira do chamado "cinturão caipira brasileiro" através de músicas regionais e composições próprias. A apresentação acontece às 10h, no Centro de Convivência da Melhor Idade.

A Moda de Viola é uma das expressões musicais brasileiras mais conhecidas e apreciadas, principalmente no interior do estado de São Paulo. Por isso, o projeto pretende homenagear esse estilo musical levando até a população apresentações gratuitas com grandes clássicos da viola, interpretados por João Ormond e seus convidados, mesclado a músicas de autoria do violeiro.

O espetáculo Violas do Brasil é montado com a união dos ingredientes musicais do chamado "Cinturão Caipira Brasileiro", que é formado pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Esses estados são conhecidos pelo nascimento da moda de viola no Brasil, e cada um deles desenvolveu esse estilo musical de forma diferente, com características únicas.

A apresentação irá contextualizar cada um dos estilos de viola, com músicas características e contação de causos sobre as particularidades desses estados. Com isso, o projeto pretende apresentar as influências dessas regiões na construção de uma identidade nacional da viola.

"É gratificante para nós poder receber um espetáculo tão rico culturalmente. Essa parceria entre a Raízen e a prefeitura de Ibaté só fortalece o trabalho que já desenvolvemos aqui no Centro Cultural com todo apoio do Prefeito Zé Parrella. Nossos alunos de música, principalmente de viola e violão terão uma tarde toda especial junto com o clube da viola, grupo da melhor idade e público da cidade", afirma Joziel Gama, diretor do Centro Cultural de Ibaté.

O Violas do Brasil é uma realização do Governo do Estado de São Paulo através do Programa de Ação Cultural (ProAC), com apoio da Prefeitura Municipal de Ibaté através do Centro Cultural.

Relacionadas

Redação
Bailinho antropofágico no Sesc
21/09/2018 às 15:53
Redação
Hurtmold 20 anos de carreira
19/09/2018 às 16:52

Notícias

Redação
Bailinho antropofágico no Sesc
21/09/2018 às 15:53
Redação
Hurtmold 20 anos de carreira
19/09/2018 às 16:52