agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Araraquara Rock: confira a programação de sexta-feira (dia 12)

Portões do Teatro de Arena serão abertos às 18h30
Postado em: 10/07/2019 às 17:06
Autor: Redação
Araraquara Rock: confira a programação de sexta-feira (dia 12)
Golpe de Estado

Na sexta-feira, 12 de julho, os shows do Araraquara Rock serão realizados no Teatro de Arena, com início às 18h30. Os ingressos são gratuitos, mas pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível. Tocam as araraquarenses Pluggit e Maddox, a banda da seletiva nacional Golpe de Estado, e a convidada Scalene – esta muito solicitada pelo público araraquarense.

Scalene traz um show que faz parte da divulgação dos recentes trabalhos "Magnetite / +gnetite" - tour que já passou pelo Lollapalooza 2019 e faz parte da programação do João Rock 2019. Importante destacar que a banda faturou o Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Rock em Português, com o disco "Éder".

O Araraquara Rock segue com shows até o dia 14 de julho, sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart (Fundação de Arte e Cultura do Município), em parceria com o SESC Araraquara e com o apoio do Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Fundo Nacional da Cultura e Ministério da Cidadania (Secretaria Especial da Cultura).

Nesta 18ª edição, o festival presta uma homenagem aos 50 anos de Woodstock, o mais importante evento de música da história foi o ápice do movimento de contracultura que se espalhou pelo mundo.

 

Confira as bandas que tocam na sexta-feira:

 

22h50 - Scalene

Uma década! A constatação de chegar a dez anos de carreira pode parecer estranha, ainda mais quando se trata de uma banda com integrantes na casa dos seus vinte e poucos anos de idade. Mas basta olhar todos os feitos e as conquistas do Scalene ao longo desse período para entender que esta não é uma tentativa de surfar em uma efeméride. É tempo de revisar tudo o que foi feito e, sim, celebrar a trajetória sólida construída até aqui.

Formado em 2009 por Gustavo Bertoni (voz), Tomás Bertoni (guitarra), Lucas Furtado (baixo) e Philipe 'Makako' Nogueira (bateria), o quarteto brasiliense mantém a regularidade de lançamentos fonográficos, tendo em sua discografia: Real/Surreal (2013), Éter (2015), magnetite (2017) e o EP +gnetite (2018), além do DVD Ao Vivo em Brasília (2016).

Os lançamentos foram essenciais para abrir caminhos e apontar possibilidades. O disco "Éter", por exemplo, rendeu o Grammy Latino na categoria melhor álbum de rock em português; e fez com que a banda circulasse do underground ao mainstream, tornando-se um ponto de encontro entre as duas esferas. "Magnetite", por sua vez, foi um passeio por caminhos sonoros novos e agregou ao trabalho novas referências.

Os bons resultados também refletem na circulação da banda e no espaço conquistado em importantes palcos, como do Lollapalooza (2015 e 2019) e o do Rock in Rio (2018), além de shows em eventos no exterior, entre eles o SXSW (EUA) e o Indie Week (Canadá).

O Scalene intercala ainda lançamentos de discos com parcerias com outros artistas. Entre as collabs já realizadas estão: "Trans Aparecer" (2014), gravada com o Supercombo; o single "Relentless Game" (2015), feito com o Far From Alaska; e "Clareia" (2018), criada com a Francisco, El Hombre.

 

21h20 - Golpe de Estado

Com 32 anos de carreira e um legado indiscutível no rock nacional, autora de hits absolutos do rock nacional tais como: "Caso Sério, Paixão, Noite de Balada, Olhos de Guerra" e diversas outras, a banda Golpe de Estado está de volta para comemorar essa expressiva marca em sua carreira.

Mesmo após o falecimento do ícone Helcio Aguirra (guitarra) em 2014, seu parceiro e amigo Nelson Brito (baixo) decidiu se juntar ao seu ex companheiro Roby Pontes (bateria – desde 2010), além de recrutar Marcello Schevano (guitarra) e João Luiz (vocais) para essa turnê que contará com vários convidados se apresentando junto a banda.

A banda sempre contou com shows lotados no ABC, São Paulo (capital e interior) principalmente na década de 90, e diversas músicas tocadas na extinta FM97, 89 FM, Kiss FM e inúmeros programas de TV. São oito LPs/CDs lançados ao longo da carreira. O ano passado a banda lançou um CD duplo, ao vivo, comemorativo de 30 anos, que contou com participação especial do primeiro vocalista da banda, Catalau, Rogério Fernandes (vocal do Golpe de 1996-1998), Luis Carlini (guitarrista - Tutti Frutti/ ex-Camisa de Venus) e Andreas Kisser (guitarrista-Sepultura).

 

20h20 - Maddox

Maddox é a banda vencedora da seletiva local do Araraquara Rock 2019 e funde as influências e ideais de seus integrantes para formar canções, e traçar um caminho de coragem e perseverança através da música.

Com a característica de timbres vintage e elementos sintéticos, a banda procura seguir suas próprias vontades, sem se limitar a rótulos ou padrões. Vale destacar a presença de palco marcante do quarteto araraquarense.

 

19h30 - Pluggit

Do encantamento do público na seletiva local ao grande palco do festival! A Pluggit começa lá em 2013 criando versões acústicas pro canal do YouTube, personalizando e dando nova cara pra todo tipo de música pop e eletrônica, com dedilhados e vozes que caracterizam a banda ainda hoje.

Em 2018, a banda vai além do formato digital e lança o projeto ao vivo, dialogando com o público, nas músicas autorais mais recentes, sobre a ironia do uso das "redes sociais" e até falando sobre "tédio" a ponto de deixar todo mundo interessado no assunto.

 

SERVIÇO:

18º Araraquara Rock

Dia: sexta-feira (12 de julho)

Local: Teatro de Arena (Av. Adhemar Pereira de Barros, s/nº – Vila Melhado)

 

Shows:

19h30 - Pluggit

20h20 - Maddox

21h20 - Golpe de Estado

22h50 – Scalene

 

Grátis – pede-se a doação de 1 kg de alimento não perecível