agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

"Pluft, o Fantasminha" nas oficinas de Leitura Dramática

Oficinas serão realizadas no próximo dia 06, na Mostra Wallace Leal
Postado em: 04/12/2017 às 16:04
Autor: Redação
Imagem ilustrativa

Estão definidos os profissionais que irão realizar as oficinas de Leitura Dramática na programação da 6ª Mostra Wallace Leal Valentin Rodrigues: Tânia Gomes Mendonça e Ademir Apparício Júnior. Ambos os atores, contemplados por meio de edital, já escolheram o texto para o trabalho: "Pluft, o Fantasminha", de Maria Clara Machado.

A peça teatral infantil, escrita em 1955, conta a história do rapto da garota Maribel pelo pirata Perna-de-pau. Escondida no sótão de uma velha casa, ela conhece uma família de fantasmas e faz amizade com Pluft, um fantasma que tem medo de gente.

As oficinas serão realizadas no dia 06 de dezembro, quarta-feira, das 15h às 19h, na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa. Depois, às 19 horas, os participantes apresentam o resultado final dentro da programação da Mostra Wallace.

As inscrições podem ser realizadas pelo email: casadacultura.araraquara@gmail.com. É necessário informar: nome, endereço, telefone, email, idade e qual dos professores. São 15 vagas em cada uma das oficinas, totalizando 30 vagas.

Tânia Gomes Mendonça, atriz formada pelo Teatro Escola Célia Helena, lembra que a peça possui uma forte significação ainda nos dias hoje. "Isso permite oferecer uma oportunidade aos participantes de experimentarem o exercício de uma leitura dramática com conceitos que perpassam esta prática, além de exercerem uma reflexão acerca da vivência da solidariedade e do afeto dentro da aceitação das diferenças e da superação dos medos cotidianos", aponta a atriz, que traz como tema para sua oficina "Vivenciando o teatro: quando o mar entra em nossos olhos".

A oficina terá duração de quatro horas e, de acordo com Tânia, serão 30 minutos para apresentação da obra, uma hora para leitura inicial e reconhecimento, 30 minutos para divisão dos personagens, 30 minutos para vivência do personagem e uma hora e meia para o ensaio final.

Vale destacar que Tânia fez parte do Núcleo Experimental dos Satyros e do grupo Os Bonifrates. A atriz vem realizando diversos trabalhos em artes cênicas, como preparação corporal, contação de histórias e atividades em arte-educação. Atualmente é doutoranda pelo Departamento de História da USP, realizando uma tese sobre História do Teatro.

Já Ademir Apparício Júnior traz uma oficina voltada para o participante desenvolver sua expressão vocal e corporal, para a leitura dramática de "Pluft, o Fantasminha".

Também com quatro horas, sua oficina propõe um mergulho no universo lúdico da autora, para a leitura de sua peça mais famosa.

"Os estudos também serão direcionados de maneira a potencializar a voz e a expressão corporal dos participantes", explica o ator. "As atividades serão de expressão corporal e vocal, aquecimento, conceitos fundamentais em leitura dramática e desenvolvimento da leitura da obra", lembra.

Ademir Apparício Júnior é formado em arte dramática pelo Senac, membro da Academia Brasileira de Contadores de Histórias e da Rede Internacional de Contadores de Histórias e realiza trabalhos como ator, pesquisador, palhaço, produtor, arte-educador e mímico.

 

Serviço

6ª Mostra Wallace Leal Valentin Rodrigues apresenta:

Oficinas de Leitura Dramática

- Com Tânia Gomes Mendonça: quarta-feira (06/12), das 15h às 19h – 15 vagas

- Com Ademir Apparício Júnior: quarta-feira (06/12), das 15h às 19h – 15 vagas

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa

 

+ 19h: apresentação do resultado das oficinas

 

Inscrições pelo email: casadacultura.araraquara@gmail.com