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Adaptação de Plínio Marcos é destaque no Sesc

Navalha na Carne Negra será apresentado neste sábado, as 20 horas
Postado em: 26/04/2019 às 17:15
Autor: Redação
Adaptação de Plínio Marcos é destaque no Sesc
Foto: Sérgio Fernandes

Neste sábado (27), o Sesc Araraquara apresenta Navalha na Carne Negra, uma nova versão da peça de Plínio Marcos que completou 50 anos no ano passado e é tida como um clássico do teatro marginal. O espetáculo será às 20 horas e os ingressos são limitados à 2 por pessoa. A venda está disponível nas bilheterias do Sesc e no Portal (sescsp.org.br/araraquara), e o valor varia de R$5 a R$17.

Os atores Lucélia Sergio (Os Crespos), Raphael Garcia (Coletivo Negro) e Rodrigo dos Santos (Cia dos Comuns) interpretam a prostituta Neusa Sueli, o cafetão Vado, e Veludo, um camareiro gay, personagens que fazem parte de um sub proletariado. A direção do espetáculo é de José Fernando Peixoto de Azevedo.

“Se muitos consideram Navalha na Carne Negra uma obra ‘datada’ sob alguns aspectos, de nossa parte pretendemos friccionar Navalha na carne contra nossa própria pele – a realidade, a experiência e a pesquisa de uma atriz, dois atores e um diretor pretos, que vêm construindo suas trajetórias através de uma proposta estética que articule a presença preta na cena e na sociedade contemporâneas”.

José Fernando Peixoto de Azevedo, dramaturgo, diretor teatral e professor da Escola de Arte Dramática da USP, foi diretor e fundador do Teatro de Narradores (1997-2017) e colaborador do grupos Os Crespos, além de dramaturgo do espetáculo “Isto é um negro?”. Lucelia Sergio, da Cia Os Crespos (SP),  Raphael Garcia, do Coletivo Negro (SP), e Rodrigo dos Santos, da Cia dos Comuns (RJ), grupos que tem extensa pesquisa teatral sobre o tema.

 

Do corpo negro

A problemática do corpo preto e seus históricos processos de marginalização social servem de mote central para nossa montagem, que pretende lançar luzes sobre algumas questões relativas à hierarquização social vigente nas sociedades contemporâneas. Essas questões atravessam o texto de Plínio Marcos e reverberam na própria produção teatral hegemônica em nosso país. Quem são esses “marginais” de Plínio Marcos hoje em dia? Onde se encontram? Como vivem? Como lidam com seus desejos e necessidades? Qual sua expectativa de vida? Será que se reconhecem como parte da “escória”? O que esperam da sociedade – se é que ainda esperam alguma coisa? 

Do corpo-mercadoria – essa redução perversa da imagem do corpo preto produzida pela história da escravidão – à mercadoria-corpo que é a prostituta Neusa Sueli estancando a fome com seu sanduíche de mortadela; da sexualidade excessiva da “bicha” Veludo à sexualização do corpo negro, esse corpo-objeto, ao qual não se concede o direito ao desejo; e, a partir daí, até a fantasmagoria viril chamada Vado, cuja expressão é a imitação de uma violência cuja gramática constitui uma gestualidade macaqueada da violência naturalizada na figura do macho nacional.

 

Do excesso e da exceção

São excessos de vida e de morte, de potência e impotência, de grandeza e insignificância, são vestígios de uma história marcada no corpo preto, feita de gritos e de silêncios. Imaginar um futuro implica, para nós, lançar o olhar às cicatrizes e permitir-nos a escuta de uma potência inaudita – provavelmente, a voz de um anseio oprimido que jamais desistiu da vida.

Nessa NAVLHA NA CARNE NEGRA, as figuras em jogo não são apenas vítimas ou imagens de uma destituição absoluta. Elas são sobretudo figuras em luta: em cena como na vida, a luta pela vida revela o quão portadoras de vida ainda são. Na resiliência desses corpos adoecidos de sua negação, revela-se uma intuição silenciosa, de que os atravessamentos produzem diferença, permitem que saibam ainda o que são; como qualquer corpo doente, são corpos que imaginam cura.

 

Da cena

A cena se constitui como um dispositivo-estúdio, em que as imagens são captadas e transmitidas ao vivo, elaborando uma espécie de adesão: o ponto de vista da câmera adere a Neusa Sueli. Presente o tempo todo em cena, a câmera, esse dispositivo de olhar, de enquadramento, força a construção. O espectador vê o jogo em cena e compara com o corte que assiste na tela. Os monitores revelam a dimensão do corte, emoldurando o jogo e sua teatralidade. É preciso atravessar essa saturação da imagem, do corte, do enquadramento, para conferir a suposta totalidade da cena, já saturada de presenças, transitando entre o jogo ficcional do texto e o jogo estrutural da captação de imagem. A luta entre as personagens é duplicada pela tensão gerada por esse trabalho de captura da imagem.

O olhar dessa puta – essa Neusa Sueli preta, mulher, corpo-mercadoria – contempla, porque precisa contemplar, a imagem de um futuro. Ela se mantém atenta, examinando a miséria, o desespero e a desesperança, em busca de uma pista – o mais sutil laivo de vida. Seu olhar há de nos indicar a direção do grande salto.

 

Serviço

Espetáculo Navalha na Carne Negra

Dia: 27/4, sábado

Horário: 20h

Local: Teatro

Classificação: 18 anos

 

Ingressos

(Limitados a 2 por pessoa)

R$ 5,00 (Credencial Plena);

R$ 8,50 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante);

R$ 17,00 (Inteira / Credencial Atividades).

*Não será permitida entrada de menores de 18 anos, mesmo que acompanhado dos pais.

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