Claudio Ruiz leva fotos das ruas para a Biblioteca Municipal

Exposição fotográfica segue até 28 de fevereiro, com entrada franca

Compartilhe

O renomado artista Ernesto Lia caminhando no Centro de Araraquara
Imagem: O renomado artista Ernesto Lia caminhando no Centro de Araraquara

A exposição fotográfica "Voz das Ruas", de Claudio Lara Ruiz, é atração na Biblioteca Pública Municipal Mario de Andrade até o dia 28 de fevereiro, com entrada franca, numa realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. As fotos estão no térreo, ao lado da sala de leitura de jornais e revistas.

O fotógrafo – especialista em fotos de rua – apresenta 45 fotografias coloridas e também em preto e branco, no tamanho 25x38 centímetros. "As minhas fotografias são de alguns irmãos de rua, e alguns transeuntes interessantes. E também fiz uma seleção, das últimas manifestações populares que aconteceram em Araraquara", conta. 

Usando uma Nikon  D 300 com lentes analógicas e digitais, Claudio produziu sua nova mostra fotográfica tendo por objetivo analisar o grão da digital com a analógica. "Confesso que prefiro a granulação da analógica, acho a granulação do filme mais bonita", revela, lembrando que busca conciliar as técnicas analógicas e digitais.

"Não utilizo nessas fotos grandes recursos de Photoshop, apenas alguns de tonalidades e recortes, além de passar para preto e branco e contraste. Procuro fazer uma fotografia, que na minha visão, com os tempos modernos que vivemos, está se acabando - com o filme ou digital: o olhar, a luz, o momento, a composição, a magia de tentar a imagem perfeita, por si só, nos cliques", revela o fotógrafo. "Mas não desgosto da modernidade do digital totalmente", diz, lembrando que prefere dedicar-se eventualmente ao filme (película).

"Quando analiso uma película e ponho no meu ampliador, não tem essas possibilidades tecnológicas.  Tenho o fotograma, e pronto! É só ajustar o tempo de exposição ver o tamanho a ser ampliado. E fico com a magia, de ficar me 'bronzeando', na luz vermelha do laboratório p&b", diverte-se. Um dos prazeres, no ato de revelação, é ver a imagem aparecendo na banheira de revelação, lentamente. "Assim me resta interromper a revelação e fixar, para depois lavar em água corrente  e secar", anima-se com o processo manual de revelação. "Ficar editando foto em Photoshop não me conquista", pontua.

Vale destacar que a exposição tem o apoio cultural da Eletrônica Megahertz e Advocacia Garrido. Mais informações sobre Claudio Ruiz podem ser obtidas no blog: www.claudioruizolharurbano.blogspot.com.br. A Biblioteca Mario de Andrade está localizada à Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro da cidade; o horário para visitação é de segunda à sexta-feira, das 8 às 19h50, e aos sábados, das 9 às 11h50.

 

SERVIÇO:

Exposição fotográfica "Voz das Ruas", de Claudio Lara Ruiz

Local: Biblioteca Pública Municipal Mario de Andrade

Período: até o dia 28 de fevereiro

Horário para visitação: de segunda à sexta-feira, das 8 às 19h50; aos sábados, das 9 às 11h50

Entrada franca