agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Entretenimento
FALE COM A REDAÇÃO:

Araraquarenses marcam presença na Comic Con 2019

Maior feira de cultura pop do mundo foi realizada no último final de semana em São Paulo
Postado em: 10/12/2019 às 03:12
Autor: Carlos André de Souza
Araraquarenses marcam presença na Comic Con 2019
Araraquarenses aproveitaram o último dia da CCXP 2019 em São Paulo. Foto: Portal Morada

A edição brasileira da Comic Con Experience (CCXP) de 2019 atraiu um público de mais de 280 mil pessoas nos quatro dias do evento realizado na última semana no salão da São Paulo Expo, na capital paulista. A marca de público alcançada consolida a CCXP Brasil como o maior evento de cultura pop do mundo, superando a original Comic Con de San Diego-EUA, que atraiu 135 mil pessoas neste ano.

Como de costume, o festival audiovisual trouxe para seus painéis vários astros consagrados e neste ano os destaques foram Gal Gadot (Mulher Maravilha), Ryan Reynolds (ator de Deadpool, que veio lançar o filme 'Free Guy'), Henry Cavill (ator de Superman, que lança a série 'The Witcher'), Margot Robbie (a Arlequina, que veio acompanhada do elenco de 'Aves de Rapina'), atores dos elencos de 'Star Wars: A Ascensão Skywalker' e 'La Casa de Papel', além de verdadeiros 'deuses' dos quadrinhos como o roteirista Frank Miller e o desenhista Neil Addams.

E Araraquara marcou presença no evento. Duas excursões levaram, na sexta-feira (6) e no domingo (8) um número de 133 pessoas da cidade, que se divertiram com todas as atrações apresentadas. 


Número de araraquarenses só aumenta

O responsável pela caravana é o araraquarense Antônio Carlos Santos Silva, que trabalha em seu dia-a-dia como líder de operações e se orgulha de seu lado nerd. Essa é a quarta edição seguida que Antônio presencia e também organiza a excursão. 

Ele conta que o número de araraquarenses aumentou desde sua primeira viagem. "Em 2016 fretamos uma van com 11 pessoas de Araraquara. Não abrimos para o público geral, pois era exclusiva do pessoal do meu trabalho, todos fanáticos pela cultura pop, geek e nerd. Todos fizemos postagens das fotos nas redes sociais e percebemos que várias pessoas não conheciam o evento e tinham interesse. Foi então que resolvemos expandir. Em 2017 fretamos um ônibus e uma van, totalizando 61 pessoas. Até então a caravana era realizada somente para o domingo, último dia de CCXP, devido a maior disponibilidade das pessoas que trabalham. Em 2018 fomos em um total de 68 pessoas, porém percebemos que houve uma procura por outros dias como quinta, sexta e sabado. Como o restante do pessoal do trabalho não poderia ir em outros dias, decidi que em 2019 faria dois dias de caravana, na sexta-feira e no domingo", explica. 

Assim, a caravana da edição do último final de semana contou com 43 pessoas na sexta-feira e 90 no domingo. Em todos os anos pessoas de várias cidades da região integram o passeio como São Carlos, Ibaté, Matão, Itápolis, Américo, Rincão, Santa Lúcia, Bauru, Guariba, Motuca e até Ribeirão Preto.


Portal para um novo mundo

Antonio tem uma maneira peculiar de definir a CCXP. "Nos filmes de ficção científica, animes ou séries é comum haver uma passagem interdimensional, um portal para uma nova realidade ou novo mundo. Os portões da CCXP representam esse portal. Lá dentro todos os nossos sonhos relacionados a esse universo se materializam. Você pode abraçar algum cosplay fantasiado do seu herói favorito ou até encontrar aquele ator de novela da Globo ou de Hollywood que você tanto gosta. Eu definiria a CCXP como o lugar onde os sonhos são reais", conta.


Exemplo de diversidade

Ele destaca que a diversidade é o ponto forte da feira. "É um ambiente sem julgamentos, como a sociedade realmente deveria ser. Você pode se fantasiar do que quiser e pode ser quem quiser. É um mundo nerd feito para o nerd. Há alguns anos, ser chamado de nerd era pejorativo, hoje ser nerd é ter orgulho de quem você é. Eventos como a CCXP nos motivam a continuar lutando por um mundo onde todos terão seu espaço", salienta.

"Outro ponto importante é que ao nos tornarmos adultos, as responsabilidades impostas pela sociedade fazem com que nossos sonhos de criança ou adolescência fiquem adormecidos. Na CCXP é comum vermos pais e filhos utilizando uniformes dos heróis favoritos. É lindo de ver", acrescenta.


Que venha 2020!

Antonio conta que os planos para a excursão de 2020 já começaram. "O planejamento é contínuo. Voltamos da CCXP há poucas horas e já tenho pessoas perguntando sobre a reserva de lugares para o ano que vem. A venda de lugares no transporte começa efetivamente em abril, no mesmo dia em que inicia-se a venda de ingressos. Este ano, em maio, já estávamos com um ônibus lotado", relata.

Ele também explica que a cada ano os ingressos estão esgotando mais cedo. "Este ano, por exemplo, os ingressos para o sábado esgotaram com 15 dias de venda. E olha que estamos falando de 70 mil ingressos. Em 2019, pela primeira vez, a CCXP abriu seus 'portais' com todos os ingressos vendidos", conclui Antonio, que em fevereiro já começa a negociar com as empresas de transporte, sempre buscando veículos confortáveis e de qualidade no serviço prestado. 

E a edição 2020 da CCXP Brasil já tem data para acontecer: de 3 a 6 de dezembro, novamente em São Paulo, porém a organização ainda não anunciou mais detalhes e não confirmou se o evento continua no São Paulo Expo.
 

Confira abaixo as fotos dos araraquarenses na CCXP Brasil