Fundação do Livro e Leitura busca parceiros para 17ª edição da Feira do Livro

Reconhecida como um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto será realizada entre os dias 04 e 11 de junho de 2017

Compartilhe

Fundação do Livro e Leitura busca parceiros para 17ª edição da Feira do Livro


Reconhecida como um dos maiores e mais importantes eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto realiza sua 17ª edição entre os dias 04 e 11 de junho de 2017. No último ano a Fundação do Livro e Leitura, organizadora do evento, desenvolveu um novo formato de gestão através de um modelo cooperado que beneficiou tanto o evento como também os parceiros

Com o tema “Do conhecimento que liberta ao amor que educa”, a 17ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 04 a 11 de junho de 2017, foi anunciada neste ano, possibilitando que a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora da Feira, ampliasse o tempo de organização do evento. Dessa forma, a Feira do Livro deste ano já conta com mais de 80% da programação planejada e está em estágio avançado com tratativas e convites.

O próximo passo, e um dos mais importantes para o sucesso do evento, será a captação de parceiros e patrocinadores. A Fundação do Livro e Leitura já iniciou o contato com diversas empresas e está trabalhando ativamente para a concretização das parcerias, são fundamentais para a viabilização da Feira do Livro, agora em um formato colaborativo. “Buscamos lembrar as empresas que o patrocínio cultural, além de ser importante para promover a cultura e educação, também é um modo eficiente de ampliar a comunicação da instituição com seu público-alvo, demonstrando seu comprometimento com a responsabilidade social”, afirma a presidente da Fundação, Adriana Silva.

No último ano, a Fundação encontrou um novo formato de gestão para viabilizar o evento, criando um modelo cooperado que beneficiou a Feira e também os parceiros, avaliado positivamente por imprensa, livreiros e visitantes.

A Feira do Livro já contou com o apoio de diversas instituições de âmbito regional e nacional, entre patrocinadores ouro, prata e bronze, marcas de apoio e parceiros culturais. Esse apoio é feito a partir de leis de incentivo como a Lei Rouanet e o ProAC, que permitem que pessoas físicas e jurídicas destinem uma parte do Imposto de Renda ou ICMS para projetos culturais.

 

Formato da 17ª edição da Feira

Como em todos os anos, a feira fará homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa, o 8º idioma mais falado no mundo. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal será Fernando Pessoa. Autor educação escolhido é César Nunes; o autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo e autor local Rosa Maria de Britto Cosenza. Como patrono, a feira indicou o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. No próximo ano, há uma novidade - a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.

Para 2017, a Fundação do Livro e Leitura tem objetivos bastante ambiciosos: fazer da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto o palco para um amplo debate sobre o papel do livro na Educação.

 

Balanço de 2016

Na edição de 2016, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto levantou como bandeira o tema “Viva o escritor salve, salve o leitor! O fascinante mundo do romance, do conto, da crônica e da poesia”. O evento aconteceu de 11 a 19 de junho e contou com um público de cerca de 180 mil pessoas. A programação reuniu personalidades, escritores nacionais e locais e artistas que integraram as mais de 250 atividades gratuitas realizadas em diferentes pontos de Ribeirão Preto.