agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Esporte
FALE COM A REDAÇÃO:

Atleta da Fundesport disputará provas na África

Pablo Furlan competirá nos Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa nos dias 20 e 21 deste mês
Postado em: 13/07/2018 às 01:26
Autor: Redação
Atleta da Fundesport disputará provas na África
Campeão mundial de sua categoria, Pablo Furlan visitou o prefeito Edinho. Foto: Tetê Viviani

Um talento das equipes da Fundesport irá representar Araraquara e o Brasil nos Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, entre os dias 20 e 21 deste mês, em São Tomé e Príncipe, na África: o atleta paralímpico Pablo Furlan, de 18 anos.

Pablo é campeão mundial (em competição disputada na Suíça) e do Parapan-Americano da categoria T-13 (atletas com baixa visão) nos 100 metros rasos e no salto em distância. Também foi prata do Parapan nos 400 metros, além de muitas outras medalhas em sua coleção.

O atleta, acompanhado de sua mãe, Roseli, visitou o prefeito Edinho em seu gabinete, na quarta-feira (11), quando apresentou um pouco de suas conquistas e falou sobre sua rotina de treinos e estudos.

Pablo irá competir nas provas de 100 metros, 200 metros e salto em distância, após ser selecionado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Para isso, treina intensamente na Pista de Atletismo “Armando Garlippe”, ?no bairro de São Geraldo.

O talento de Pablo foi revelado nas Paralimpíadas Escolares, o que lhe valeu a convocação para a seleção do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a oportunidade de treinar entre os atletas adultos de alto rendimento.

“Foi muito bom conhecer um pouco mais sobre a vida e a carreira do Pablo, que é um grande exemplo de dedicação ao esporte e superação de barreiras. Um talento internacional”, afirmou o prefeito Edinho.

Pablo afirma que está pronto para a competição. “Minha preparação está forte, como sempre, para sair bons resultados e melhorar minhas marcas. Creio que vai ser uma competição forte, com adversários fortes”, diz o atleta, que busca uma vaga no Mundial do ano que vem e na Paralimpíada de Tóquio, no Japão, em 2020.

Seu treinador, Alex José Sabino, destaca a dedicação de Pablo. “Ele é muito determinado e focado no que tem como objetivo. Sou muito agradecido e privilegiado por começar com ele, quando o Pablo tinha 14 anos de idade, e acompanhar toda a ascensão dele”, revela o treinador.

A coordenadora da equipe de atletismo de Araraquara, Noeme Maria Pereira; a coordenadora de Esportes e Lazer, Roseli Gustavo; e a presidente da Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara), Milena Pavanelli, acompanharam a visita do atleta Pablo Furlan.