agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Esporte
FALE COM A REDAÇÃO:

NBB define seu campeão neste sábado

Maiores campeões em atividade no basquete brasileiro, times lutarão pelo troféu de edição histórica da competição nacional
Postado em: 08/06/2019 às 01:05
Autor: Redação
NBB define seu campeão neste sábado
Flamengo venceu Jogo 4 em casa e forçou Jogo 5. Foto: Fotojump/LNB

A história do basquete brasileiro ganhará um capítulo mais do que especial. Na tarde deste sábado (8), às 14h30, Sesi Franca Basquete (1º) e Flamengo (2º) decidirão quem será o campeão do maior NBB de todos os tempos.

A partida será no Ginásio Pedrocão, que receberá lotação máxima, e terá transmissão ao vivo pela Band, Fox Sports, ESPN e #NBBnoFacebook, este que apresentará um programete pré-jogo a partir das 12h55, com oferecimento da Budweiser.

“Estou muito feliz em viver esse momento. Sei o quanto o NBB cresceu. Desde as categorias de base, vi o quanto o basquete foi melhorando a cada ano, o quanto o campeonato foi evoluindo. Consegui chegar em três Finais consecutivas e me sinto muito feliz por isso. O basquete está vivendo uma fase muito importante, não só para a gente, mas para a criançada que está chegando. Amanhã, com certeza, será uma festa muito bonita para todas as pessoas que estiverem nos assistindo, seja dentro do ginásio ou fora”, afirmou o ala/pivô Lucas Dias, do Franca.

Do outro lado, o ala Marquinhos, cestinha do Jogo 4, com 25 pontos, também falou sobre a sensação de disputar mais uma final do NBB CAIXA - a quinta em sua carreira (quatro títulos). Para ele, a consistência dos dois lados da quadra será fundamental para um bom resultado.

“A expectativa é a melhor possível. Todo jogador de basquete sonha em disputar Finais, principalmente em decidir um grande palco, e vou ter essa oportunidade amanhã junto com meus companheiros. Espero que a gente consiga fazer um grande jogo ofensivamente e defensivamente, estar focado nos 40 minutos para conseguir sair campeão”, disse o ala Marquinhos.

Franca (11 títulos) e Flamengo (6 títulos) são os dois maiores campeões em atividade no basquete brasileiro. Os francanos detém a maior quantidade de troféus nacionais na história, enquanto os rubro-negros são os maiores campeões da história do NBB CAIXA, com cinco.

Fora isso, são os dois melhores elencos do Brasil decidindo o título da maior edição de todos os tempos do NBB CAIXA, com nada menos que quatro plataformas de transmissão (Band, Fox Sports, ESPN e Facebook), algo histórico no esporte brasileiro.

"O momento é mais que bom. Voltei para o Brasil em 2014/2015 e, mesmo há poucos anos no NBB, vi como foi o crescimento a cada ano. A chegada das emissoras, o aumento da visibilidade e o crescimento da Liga foram muito importantes para o basquete mostrar a sua força. Há 15 anos atrás não tinha essa força que se vê hoje. O trabalho que a Liga vem fazendo é muito importante e nós, jogadores, só temos a agradecer. Com certeza esse Jogo 5 será uma grande festa", disse o pivô francano Rafael Hettsheimeir.

“Acho que nosso foco e concentração tem que ser muito maior no Jogo 5. Já provamos que podemos ganhar aqui em Franca. No Jogo 3 tivemos uma possibilidade muito grande, mas deixamos escapar. Temos tudo para fazer uma grande partida, mantendo a cabeça no lugar o tempo todo, sem prestar atenção na torcida, em nada fora da quadra, e fazendo uma defesa muita boa, que o Gustavo sempre pede para a gente”, falou o ala/pivô rubro-negro Olivinha.

A série não poderia ter sido diferente. Depois de quatro partidas, foram duas vitórias para cada lado, todas das equipes que jogaram em casa.

Quem saiu na frente foi o Flamengo, que venceu o Jogo 1 no Maracanãzinho (82 a 68). Em seguida, no Pedrocão, Franca venceu os Jogos 2 e 3 (88 a 79 e 77 a 71) e ficou a um passo do título.

Já no Jogo 4, última partida entre as equipes, no ultimo sábado, o clube da Gávea voltou a se impor no Maracanãzinho (76 a 62) e levou a decisão do título para a quinta e decisiva partida.

"Acho que não tem muito ajuste para o Jogo 5, na verdade. Agora o principal é atitude e a energia que vamos entrar. Isso pesou muito nas partidas, e temos que entrar com essa energia, puxando a torcida para o nosso lado para tentar ganhar esse título", avaliou o armador Elinho.

"Estamos preparados. Ganhamos lá (Rio) e eles aqui (Franca). Agora, no Jogo 5, sabemos como que é. Eles têm o mando, mas isso não importa muito neste momento. O que mais vale é o time que tiver mais consistência e jogar mais dentro de tudo que aconteceu nos quatro jogos dentro da partida. Quem souber explorar as melhoras coisas do que aconteceu até aqui vai largar em vantagem para conseguir a vitória", avaliou o pivô Anderson Varejão, do Flamengo.

Time de melhor campanha na primeira fase, o Franca terá a vantagem de jogar em casa no Jogo 5. E a torcida francana promete fazer um grande espetáculo, com ingressos esgotados em apenas 40 minutos.
 
Além disso, a equipe não sabe o que é perder no Ginásio Pedrocão há 18 partidas no NBB CAIXA. Para Lucas Dias, a adrenalina da equipe está alta desde a última partida.
 
“Estamos bem confiantes, sabemos que só falta um jogo para coroar a temporada inteira. Sabemos o quanto valorizamos todos os jogos para poder chegar nesse momento e decidir na nossa casa. O ginásio estará cheio, a adrenalina do time está alta desde o fim do Jogo 4. Precisamos mudar a chavinha e estamos preparados para isso”, disse o jogador.
 
Já o Flamengo conta com outro fator que pode fazer a diferença: a experiência e eficiência em Finais nos últimos anos. A equipe rubro-negra disputou 14 decisões nos últimos seis anos e levou a melhor em 13 delas.
 
“Isso é Flamengo. Quando a gente chega, chega com uma força muito grande. Tem até uma fala nossa, dos jogadores, do clube: não deixa chegar, porque quando a gente chega é difícil parar. Esse é o espírito que teremos amanhã, de fazer uma grande partida, de lutar igual gladiadores. Tenho certeza que isso vai acontecer e vamos sair daqui vitoriosos”, finalizou Marquinhos.
 
Ambas as equipes já estão garantidas na próxima edição da Liga das Américas (ou competição equivalente), assim como o Mogi das Cruzes/Helbor, terceiro colocado da atual temporada do NBB CAIXA.
 


FINAIS DO NBB

Jogo 1 – 19/05 (Domingo) – Flamengo 82 x 68 Sesi Franca Basquete – Ginásio Maracanãzinho

Jogo 2 – 23/05 (Quinta-feira) – Franca 88 x 79 Flamengo – Ginásio Pedrocão

Jogo 3 – 25/05 (Sábado) - Franca 77 x 71 Flamengo - Ginásio Pedrocão

Jogo 4 – 01/06 (Sábado) - Flamengo 76 x 62 Franca - Ginásio do Maracanãzinho

Jogo 5 – 08/06 (Sábado), às 14h30, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo na Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB

Relacionadas

Carlos André de Souza
Meninas do basquete se despedem do Paulista
07/12/2019 às 23:55
Carlos André de Souza
Meninas do basquete fazem 2º jogo da semi
07/12/2019 às 01:08
Carlos André de Souza
Meninas do basquete perdem 1º jogo da semi
04/12/2019 às 23:53

Notícias

Carlos André de Souza
Meninas do basquete se despedem do Paulista
07/12/2019 às 23:55
Carlos André de Souza
Meninas do basquete fazem 2º jogo da semi
07/12/2019 às 01:08
Carlos André de Souza
Meninas do basquete perdem 1º jogo da semi
04/12/2019 às 23:53