agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Esporte
FALE COM A REDAÇÃO:

Matão recebeu etapa de abertura da Copa SP de Ciclismo

Prova reuniu mais de 230 ciclistas de quatro estados participantes, num dos melhores circuitos do interior paulista
Postado em: 01/03/2018 às 23:51
Autor: Redação
Matão recebeu etapa de abertura da Copa SP de Ciclismo
Matão sediou pela segunda vez a etapa de abertura da Copa São Paulo de Ciclismo. Foto: CSPC/FPC

A Copa São Paulo de Ciclismo - CSPC/FPC 2018 teve início no último domingo, 25 de fevereiro, na cidade de Matão-SP (307 Km de São Paulo), recebendo pela segunda vez consecutiva a etapa de abertura desse que é um dos principais campeonatos de ciclismo por etapas do país, com mais de 230 ciclistas participantes de quatro Estados (SP, MG, RJ e DF) que estiveram presentes na cidade, colorindo as ruas com o visual alegre e típico do ciclismo.

Foram 12 categorias oficiais disputadas, além de duas iniciantes extraoficiais (abertas apenas aos ciclistas iniciantes da cidade de Matão), divididas por idade e também por critério técnico, em uma prova disputada num domingo de céu aberto e sol forte, com o calor característico dessa região. Os ciclistas em todas as categorias não mediram esforços para apresentar um ciclismo de elevado nível técnico, em um dos melhores circuitos de todo o interior paulista, a Via Milcíades Bottura, entrada da cidade pela Rodovia Faria Lima, com 3.700 metros de extensão por volta e misto (trechos planos, subidas e descidas) e um excelente asfalto. A prova foi um teste de preparo para os atletas, que nesse início de temporada se depararam com uma prova de elevada importância, que abriu oficialmente a temporada da Copa São Paulo de Ciclismo.

O evento teve a presença de atletas de seleção nacional, como Jhonatan Breguesso, de São José do Rio Preto, integrante da Seleção Brasileira de Paraciclismo e que estará representando o Brasil no Campeonato Mundial de Paraciclismo de Pista em Março, no Rio de Janeiro. Jhonatan compete na Categoria Elite Masculina na Copa São Paulo de Ciclismo.

A prova teve ainda um destaque especial, que foi o público presente durante toda a manhã e início da tarde de domingo, torcendo juntamente com os familiares dos atletas, pelos integrantes da equipe de ciclismo da SMELT/Fecomércio de Matão, cidade que esse ano será a sede dos Jogos Regionais para essa região esportiva e com resultados expressivos na prova, como na categoria Sênior-A (30 a 39 anos), uma das mais concorridas da Copa, com a sexta colocação de Marcelo Ambrósio Paschoalino, prova que foi vencida no sprint final pelo atleta de São Carlos Maycon Rodrigo Sarracini, em 1h04m57s e 40,7 Km percorridos. A segunda colocação ficou com Danilo César Tostes, da equipe SME/ Academia Estação Boa Forma/ Space Seguros/ Master Result Contábil de Serrana-SP, seguido de Marcelo Magri Biazetti, da equipe SECEL/ Troppi Açai/ NCA Congelados de Monte Alto-SP, terceiro colocado. Outros excelentes resultados dos atletas locais foram de Regiane Aparecida Ziviane, quinta colocada na categoria Elite Feminina (Prova vencida por Laura dos Santos Eleutério, da FEAC de Franca-SP) e Bruno Rodrigo Otaviano, quarto colocado na categoria Mountain Bike no Asfalto (vencida por Anderson Anselmo, de Ibirá-SP), somando importantes pontos para o ranking geral por equipes para Matão na Etapa.

Mas na principal categoria da prova, a Elite Masculina, quem faturou foi Thiago Alberto dos Santos, da equipe SMEL/ Boi Gordo/ Planeta Bike/ ASC de Sertãozinho-SP, numa prova de 1h23m42s e 51,8Km percorridos, após uma fuga obtida ainda no início da prova com mais três atletas, sendo Liniker Padoan Godoy Vilches, da equipe Elite Bike Shop, de Votuporanga-SP, o segundo colocado. A terceira colocação ficou com Guilherme Saad Alves, também da equipe de Sertãozinho.

Entre as categorias de base, destaque para a equipe de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/ Powerade/ SME), que na categoria Junior Masculino (17 e 18 anos) obteve a vitória com Marcos Levy Nascimento da Matta, em uma prova de 1h03m00s e 40,7 Km percorridos, seguido de Lucas Filipe Juliano de São Carlos e Matheus Máximo dos Reis, também da equipe de Ribeirão Preto, terceiro colocado.  Já entre os “veteranos” da CSPC, na categoria Master-A (50 a 59 anos) vitória para Santa Bárbara D`Oeste (SEME), com Sérgio Gibim, seguido de João Batista Cardoso de Casa Branca-SP e Luis Lotti Netto (Hotel Nacional Inn/Poços de Caldas-MG), terceiro colocado, numa prova de 1h07m32s e 40,7 Km percorridos.
 
Na classificação geral por equipes, a equipe de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/ Powerade/ SME) foi a grande campeã da etapa, seguida da equipe de Jaú-SP (Team Band Up/ Pulini Cycles/ Prefeitura Municipal), segunda colocada e de Sertãozinho (SMEL/ Boi Gordo/ Planeta Bike/ ASC), terceira colocada. Cada campeão da primeira etapa em Matão irá largar com a sua respectiva camisa de líder, edição especial comemorativa aos 10 anos da Copa São Paulo de Ciclismo, na segunda etapa que será realizada no dia 11 de Março na cidade de Bauru. Sobre os critérios de pontuação para o ranking da CSPC, para as categorias Elite Masculina e Sênior-A, os 10 primeiros colocados em cada etapa somam pontos, para a Categoria Sênior B (40 a 49 anos), os sete primeiros colocados e para as demais categorias, os cinco primeiros colocados. As provas da Copa São Paulo de Ciclismo são realizadas por tempo pré-determinado para cada categoria, no caso de provas de circuito, e também são realizadas provas de estrada, como a terceira etapa que será realizada no dia 8 de abril, na cidade de Aramina-SP (região nordeste do Estado).

A etapa de abertura da Copa São Paulo de Ciclismo 2018 contou com a realização da Prefeitura Municipal e SMELT de Matão, com a organização da GT Eventos Esportivos e supervisão da Federação Paulista de Ciclismo, com apoios gerais da Mu-Hu Bike Wear, roupas e uniformes para ciclismo e Água Mineral H2 Ótima. O apoio local foi da Marmitaria Máximo de Matão.