agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Esporte
FALE COM A REDAÇÃO:

Confira todos os números dos finalistas

Ferroviária e Inter de Limeira decidirão o título da Copa Paulista
Postado em: 13/11/2017 às 02:49
Autor: Carlos André de Souza
Confira todos os números dos finalistas
Ferroviária e Inter de Limeira têm as duas melhores campanhas da Copa Paulista. Foto: Portal Morada

A edição 2017 da Copa Paulista fez justiça no mata-mata e colocou os dois times de melhor campanha em sua final. Ferroviária e Internacional de Limeira decidirão o título a partir do próximo final de semana, em datas e horários que serão divulgados no final da tarde desta segunda-feira (13) pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

A Locomotiva, por ter a melhor campanha, terá a vantagem de fazer o jogo de volta em Araraquara, diante de sua torcida. Essa será a única vantagem, já que se as duas partidas terminarem com o mesmo número de gols para cada equipe, a decisão será nos pênaltis.

Vale destacar que o campeão da Copa Paulista poderá escolher entre uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, que é a grande pretensão da Ferroviária, ou uma vaga na Copa do Brasil, deixando para o vice-campeão a vaga preterida. A Locomotiva disputará sua segunda final seguida, já que no ano passado perdeu a decisão nos pênaltis para o XV de Piracicaba e ficou com a vaga na Copa do Brasil.


Números gerais

Na soma das quatro fases da Copa Paulista 2017, a Ferroviária possui uma campanha geral de 46 pontos ao somar até o momento 14 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. A Locomotiva marcou 39 gols e sofreu 16.

A Inter de Limeira soma 45 pontos, com 13 vitórias, 6 empates e 3 derrotas, 35 gols feitos e 17 gols sofridos.


Campanha da Ferroviária

A Ferroviária do técnico PC de Oliveira iniciou a Copa Paulista totalmente reformulada após a disputa do Paulistão. Com alguns reforços pontuais de jovens talentos, o time investiu em suas categorias de base para compor o elenco que manteve apenas três nomes do estadual: o goleiro Tadeu e os zagueiros Luan e Raniele.

Mesmo assim, a equipe apresentou um bom futebol na primeira fase, onde terminou na vice-liderança do Grupo 1 com 25 pontos (oito vitórias, um empate e três derrotas, 21 gols feitos e 11 sofridos), com a classificação conquistada com três rodadas de antecedência.

Na segunda fase, a equipe terminou invicta e líder do Grupo 5 com 12 pontos (três vitórias, três empates e nenhuma derrota, 9 gols feitos e 2 sofridos) e mais uma vez se classificou antecipadamente às quartas de final.

A jovem equipe afeana estreou no mata-mata com um resultado que surpreendeu até os torcedores mais fanáticos: 4 a 0 sobre o Santos na Vila Belmiro. Na volta, fez a lição de casa e venceu por 3 a 2.

A semifinal parecia caminhar tranquilamente para a classificação após a Locomotiva vencer o jogo de ida sobre a Portuguesa no Canindé por 2 a 0. O jogo de volta, no entanto, foi marcado por um final dramático, onde a equipe da capital paulista venceu por 1 a 0 e quase levou a decisão para os pênaltis.


Campanha da Inter de Limeira

Comandada pelo técnico João Valim, a Internacional de Limeira foi vice-campeã do Campeonato Paulista da Série A3, façanha que a colocou na Série A2 de 2018. Pensando em buscar o título da Copa Paulista, a diretoria manteve praticamente o mesmo elenco e por isso viu o entrosamento se tornar o ponto forte da equipe no segundo semestre. E foi com esse entrosamento que a equipe alvinegra terminou a primeira fase com a melhor campanha entre as 22 equipes participantes. Foi líder do Grupo 2 com 27 pontos (oito vitórias, três empates e apenas uma derrota, 22 gols feitos e 7 sofridos).

Na segunda fase, foi vice-líder do Grupo 5, atrás apenas da Ferroviária, que terminou invicta. O time de Limeira fez 11 pontos (três vitórias, dois empates e uma derrota, 7 gols feitos e 5 sofridos).

Nas quartas de final, a Inter passou pelo Linense com uma vitória fora de casa por 2 a 1 e um empate em Limeira por 1 a 1.

Na semi, a classificação veio com muita emoção. Em Piracicaba, a equipe de Limeira perdeu o jogo de ida para o XV por 2 a 1. No último sábado, em casa, conseguiu a vitória pelo mesmo placar e levou a decisão para os pênaltis, onde viu brilhar a estrela do goleiro Rafael Pin, que fez duas defesas e garantiu o triunfo por 4 a 3.


Artilheiros

A Ferroviária conta com dois atacantes na lista dos principais artilheiros da Copa Paulista 2017: Léo Castro divide a primeira posição com Guilherme Queiroz da Portuguesa, ambos com 14 gols, enquanto o afeano Hygor aparece em quarto lugar na lista com 10 gols.

Já os principais artilheiros da equipe de  Limeira são Moisés, que estufou a rede oito vezes, e Tom, com sete gols.


Confrontos diretos

Ferroviária e Inter de Limeira se enfrentaram duas vezes nesta edição da Copa Paulista, em duas partidas válidas pela segunda fase.

Os dois encontros terminaram empatados, o primeiro com o placar de 2 a 2 na Fonte Luminosa em partida disputada debaixo de chuva no dia 30 de setembro e o segundo, uma semana depois, em 7 de outubro, terminada sem gols em Limeira.