agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Esporte
FALE COM A REDAÇÃO:

Ferroviária estreia na Copa Paulista

Time araraquarense visita o Red Bull em seu primeiro desafio rumo ao tri
Postado em: 09/08/2018 às 01:11
Autor: Carlos André de Souza
Ferroviária estreia na Copa Paulista
Ferroviária estreia nesta quinta na Copa Paulista. Foto: Beto Boschiero/AFE

A quinta-feira, 9 de agosto, será de estreia para a Ferroviária, que terá seu primeiro desafio válido pela Copa Paulista 2018. Campeã das edições de 2006 e 2017 – atual campeã –, a Locomotiva entrará no gramado do Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, às 18h30 para enfrentar o Red Bull.

O jogo será válido pela segunda rodada, já que a equipe araraquarense folgou na rodada inicial pelo fato de o Grupo 1 contar com sete equipes, o que faz com que a cada rodada uma equipe fique sem atuar.

 

Regulamento

Pelo regulamento da Copa Paulista, os 27 participantes foram divididos em quatro grupos regionalizados (um com 6 equipes e três com 7), que jogarão em turno e returno dentro dos grupos com os quatro melhores de cada se classificando para a segunda fase.

A Ferroviária integra o Grupo 2 da Copa Paulista ao lado de Red Bull, Inter de Limeira, XV de Piracicaba, Rio Claro, Desportivo Brasil e Noroeste.

 

Para reconquistar a torcida

Após a eliminação na Série D do Campeonato Brasileiro, a Ferroviária ficou três meses sem atuar. O time araraquarense espera utilizar a Copa Paulista para recuperar a confiança de sua torcida, já que ainda não engrenou uma série de vitórias nas competições em que atuou em 2018.

Para se ter ideia da frustração dos torcedores, a Locomotiva conquistou apenas três vitórias em 2018, com dez empates e sete derrotas. No Paulista, foram duas vitórias, sete empates e três derrotas, campanha que a fez lutar contra o rebaixamento. No Troféu do Interior, acabou eliminada com uma vitória, um empate e uma derrota. No Brasileiro da Série D, a Locomotiva foi eliminada na primeira fase sem vencer nenhum dos seis jogos em que atuou, com três empates e três derrotas.

 

Aposta que vem do Sul

Com o técnico PC de Oliveira demitido antes mesmo do fim da Série D, a Ferroviária anunciou em junho, após a participação do time na competição nacional, a contratação do técnico gaúcho Vinícius Munhoz, que iniciou a reformulação após a equipe emprestar atletas para equipes de divisões superiores do Brasileiro.  

 

Invicta nos testes

Durante a intertemporada visando a Copa Paulista, a Ferroviária participou de três jogos-treino, onde empatou na Fonte Luminosa por 1 a 1 com o Batatais, venceu o Grêmio Novorizontino por 4 a 0 na casa do adversário e na última semana superou o Talentos 10 de Bauru por 8 a 0 em Araraquara. Um dos destaques desses três compromissos foi o atacante Luís Henrique, que marcou gols nas três ocasiões. Vale lembrar que o atleta foi artilheiro da Copa São Paulo de Juniores em janeiro.

Em seu último jogo-treino, o técnico Vinícius Munhoz escalou a Ferroviária com Gabriel Leite, Ian, Luís Felipe, Raniele e Diogo; Caíque, Pedro do Rio e Elvis; Tharlles, Luís Henrique e Lucas Douglas. O treinador, no entanto, não revelou a escalação, o que deve fazer momentos antes do jogo desta quinta.

 

Adversário de qualidade

Sempre com grandes investimentos nas competições em que participa, o Red Bull estreou na Copa Paulista 2018 no último final de semana com um empate por 3 a 3 com o XV de Piracicaba no Estádio Barão de Serra Negra, casa do adversário. A equipe comandada pelo técnico Ricardo Catalá conta com um atleta que sagrou-se campeão da Copa Paulista pela Ferroviária no ano passado e defendeu a Locomotiva no Paulistão desse ano. Trata-se do atacante Léo Castro, que também foi o artilheiro do torneio em 2017 com 14 gols.

Vinicius Munhoz destacou o poderio financeiro do time de Campinas, mas assegura que sua equipe está pronta para o duelo. “Trata-se de um adversário de muita qualidade, a gente sabe do investimento e da preocupação que o RB tem com a competição. Não espero nada diferente do que um confronto de muita dificuldade, mas, em contrapartida, a Ferroviária vem preparada. Utilizamos muito bem essas sete semanas de preparação e jogos-treinos. Vejo a equipe pronta para fazer um grande jogo e, se possível, sair com um resultado favorável”, explicou o técnico afeano.

 

Próximos jogos

A Ferroviária só jogará diante de sua torcida na quarta rodada da Copa Paulista 2018. Isso porque a equipe folgou na rodada inicial e nesta segunda rodada vai até Campinas pegar o Red Bull. Sua estreia em casa aconteceria na terceira rodada, mas o time terá de cumprir uma punição imposta pelo STJD por conta dos incidentes ocorridos na final da Copa Paulista do ano passado, quando torcedores acenderam sinalizadores durante a  final da Copa Paulista contra a Inter de Limeira na Fonte Luminosa, onde também houve uma invasão de torcida na comemoração do título. Por isso, o jogo contra o Noroeste, marcado para o próximo domingo, dia 12, será realizado no Estádio Schmitão, em Rio Claro. A Locomotiva só atuará na Fonte Luminosa no dia 15, quando enfrentará o Desportivo Brasil.

 

FICHA TÉCNICA

RED BULL x FERROVIÁRIA
Local
: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas;
Data/Horário: Quinta-feira, 9 de agosto, 18h30;
Arbitragem: Daniel Bernardes Serrano, auxiliado por Ricardo Luis Buzzi e Gabriel Alexandre Tostes Fleming;

RED BULL – Júlio Cesar; Lucas Urias, Anderson Marques, Douglas e Rubens; Renan Areias, Eder e Lucas Nathan; Gustavo, Léo Castro e Deivid. Técnico: Ricardo Catalá.

FERROVIÁRIA – Gabriel Leite, Ian, Luís Felipe, Raniele e Diogo; Caíque, Pedro do Rio e Elvis; Tharlles, Luís Henrique e Lucas Douglas. Técnico: Vinícius Munhoz.

 

Relacionadas

Carlos André de Souza
Confira os resultados das categorias de base da Ferroviária
18/08/2018 às 19:38
Carlos André de Souza
Ferroviária vence o XV em Piracicaba
18/08/2018 às 17:58
Carlos André de Souza
Ferroviária joga em Piracicaba
18/08/2018 às 01:05

Notícias

Carlos André de Souza
Confira os resultados das categorias de base da Ferroviária
18/08/2018 às 19:38
Carlos André de Souza
Ferroviária vence o XV em Piracicaba
18/08/2018 às 17:58
Carlos André de Souza
Ferroviária joga em Piracicaba
18/08/2018 às 01:05