agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Esporte
FALE COM A REDAÇÃO:

Copinha: Técnico da Ferroviária analisa campanha

Leonardo Mendes lamentou eliminação e fez críticas ao 'futebol de resultado'
Postado em: 14/01/2020 às 02:09
Autor: Carlos André de Souza
Copinha: Técnico da Ferroviária analisa campanha
Leonardo Mendes criticou postura defensiva do adversário e agradeceu torcida. Foto: Jonatan Dutra/AFE

A Ferroviária se despediu da Copa São Paulo de Juniores ao ser eliminada nos pênaltis pelo Goiás por 5 a 4 após um empate sem gols no tempo regulamentar do jogo disputado no último domingo (12) na Fonte Luminosa. Em entrevista concedida na Sala de Imprensa da Fonte Luminosa, o técnico Leonardo Mendes falou sobre a partida.

Segundo ele, o excesso de chuva fez com que o time mudasse sua estratégia para o compromisso decisivo. "Nós preparamos a equipe em cima daquilo que estamos habituados e procuramos desenvolver os atletas para esse tipo de jogo, porém algumas horas antes da partida houve muita chuva. No vestiário antes da partida, tivemos que fazer alguns ajustes, porque com chuva, o estado do campo iria dificultar aquilo que estávamos acostumados a fazer. Fizemos alguns improvisos e fiquei muito surpreso com a compreensão que os atletas tiveram e conseguiram executar. No primeiro tempo criamos boas chances de gol e no segundo tempo o Goiás se fechou bem atrás e esperou até o término da partida para levar para os pênaltis", explicou.


Balanço da participação afeana

O treinador fez uma análise da participação de sua equipe no maior torneio voltado para as categorias de base do futebol brasileiro. Vale salientar que a equipe se despediu da competição de forma invicta, com três vitórias e um empate, com nove gols marcados e apenas um sofrido.

"Principalmente nos três jogos da primeira fase, onde deu para jogar um pouco mais, conseguimos mostrar um bom futebol e aquilo que tem se construído aqui na Ferroviária. E isso não é só no sub-20, mas em todas as categorias. Então acredito que a imagem que ficou da Ferroviária na competição foi positiva", destacou Leonardo Mendes.

O comandante do time sub-20 aproveitou para elogiar o quadro de funcionários envolvidos no futebol da Locomotiva. "A base da Ferroviária faz um trabalho de excelência. Em todos os profissionais que estão envolvidos existe a capacidade de produzir e desenvolver os atletas para que eles, quando chegarem a uma equipe profissional, estejam preparados para o que o futebol está exigindo", valorizou.


Crítica ao 'futebol de resultado'

Já prevendo receber críticas, Leonardo Mendes deu sua opinião sobre o estilo de jogo do Goiás e criticou a postura defensiva no confronto. "Nós enfrentamos um time de Série A do Campeonato Brasileiro. Quando recebemos a escalação do time deles, vimos que tiraram um atacante e um meia-atacante para colocar um zagueiro e um volante. Então jogaram com cinco jogadores de defesa contra a Ferroviária", salientou. 

"Eu fico pensando muito na formação desses meninos, porque hoje se discute muito no Brasil sobre método de treinamento, se o treinador é atualizado ou não, e aquilo que a gente tenta desenvolver no atleta. E aqui a gente desenvolve muito que o atleta tenha coragem para jogar, para atuar sobre pressão e tentar fazer um jogo de construção. Então tudo isso que a gente faz com os atletas aqui na Ferroviária vai fazer com que eles cheguem mais preparados para aquilo que o mercado vai exigir lá na frente", acrescentou. 

Para o treinador afeano, o 'futebol de resultado' praticado pelo time goiano se reflete no número de gols marcados no torneio. "Haja vista que na competição, o Goiás só marcou gols em uma partida das quatro que jogou. Eu não consigo ver benefício na formação dos atletas. Eu não consigo imaginar que uma equipe vem em uma categoria de base, onde você está preocupado em desenvolver e potencializar o atleta, e o resultado está em primeiro lugar. Sei que vou receber críticas, muitos vão dizer que no futebol o que vale é ganhar jogo, mas aqui na Ferroviária vemos de uma maneira diferente e enxergamos o futebol de uma maneira diferente. E o clube segue no caminho que ele acredita", opinou. 


Agradecimento à torcida

Mesmo com a eliminação, os garotos da Ferroviária deixaram o campo aplaudidos pelos torcedores presentes na Fonte Luminosa. Leonardo Mendes agradeceu pelo apoio de elogiou o comportamento dos afeanos em todo o torneio.

"Eu nem imaginava que viriam tantas pessoas ao jogo por conta da chuva que teve antes. E quando você sai de uma eliminação aplaudido, isso mostra a confiança que o torcedor tem no projeto da Ferroviária, que está se tornando cada vez maior e eu acredito que em pouco tempo estará em uma Série B de Brasileiro, no mínimo. A gente conta muito com o apoio do torcedor, que compra a ideia. No único gol que tomamos na competição, que foi um gol onde saímos construindo, perdemos a bola e tomamos o gol, não houve nenhuma vaia, não teve ninguém xingando, a torcida aplaudiu e a equipe seguiu jogando. Isso dá muita confiança ao atleta e também para o clube ganhar cada vez mais força e trazer esse torcedor para o nosso lado, já que ele comprou a ideia da Ferroviária", concluiu o técnico.

Relacionadas

Redação
Cuiabá oficializa empréstimo de afeano
30/07/2020 às 22:41
Carlos André de Souza
Técnico da Ferroviária foca na sequência da temporada
30/07/2020 às 01:01
Carlos André de Souza
Mais um afeano está perto de acertar com o Cruzeiro 
29/07/2020 às 18:43

Notícias

Redação
Cuiabá oficializa empréstimo de afeano
30/07/2020 às 22:41
Carlos André de Souza
Técnico da Ferroviária foca na sequência da temporada
30/07/2020 às 01:01
Carlos André de Souza
Mais um afeano está perto de acertar com o Cruzeiro 
29/07/2020 às 18:43