agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Esporte
FALE COM A REDAÇÃO:

Ferroviária cria departamento de análise de mercado

Presidente Carlos Salmazo revelou que clube segue ativo em busca de mais nomes para fortalecer o elenco
Postado em: 22/05/2020 às 02:18
Autor: Carlos André de Souza
Ferroviária cria departamento de análise de mercado
Carlos Salmazo falou sobre planejamento da Ferroviária. Foto: Letícia Gullo/AFE/Arquivo

A pandemia do novo coronavírus, que causou a paralisação de todo o futebol brasileiro há mais de dois meses, expandiu a crise financeira na grande maioria dos clubes do país, muitos deles cada vez mais perto de um colapso econômico. A Ferroviária, no entanto, parece caminhar na contra-mão dessas tribulações e aposta em um sistema de gestão que se mostra cada vez mais eficiente, já que o clube consegue cumprir seus compromissos e ao mesmo tempo animar sua torcida com anúncios de reforços para a retomada da temporada. A última novidade é a criação recente de um departamento especializado em analisar nomes no mercado.

A informação foi revelada pelo presidente da Ferroviária, Carlos Alberto Salmazo, em entrevista coletiva transmitida por videoconferência nesta quinta-feira (21). Segundo ele, esse novo segmento do clube segue ativo com o intuito de fortalecer o plantel, que até o momento apresentou o técnico Dado Cavalcanti, os zagueiros Mateus Salustiano, Fabão e Anderson Salles, os meias Dener e Salomão, e o atacante Will Viana. Além disso, renovou o contrato com o meia Tony e anunciou a permanência do goleiro Saulo.

Assim, Salmazo se mostra animado com o projeto. "Nosso elenco está muito bem montado, muito bem formatado. Estamos muito entusiasmados pelo que nós já contratamos e com as renovações que foram feitas. Mas nós temos hoje um departamento de análise de mercado, que continua fazendo seu trabalho diariamente, de prospecção, de análise do que acontece no futebol brasileiro e em todos os lugares. Esse departamento de análise continua seus estudos, sempre levando informação para nossa diretoria de futebol", explicou o presidente.

Ele acrescentou que foi trazido um profissional com experiência nessa área, inclusive com trabalhos realizados no futebol alemão. "A Ferroviária investiu nesse setor e poucos times do interior têm esse departamento. A Ferroviária montou esse departamento para ter as informações sempre na frente", completou Salmazo. 


Dificuldades existem

O presidente explicou que a Ferroviária também passa por dificuldades, porém o diálogo tem feito a diferença para o clube arcar com todos os seus compromissos, inclusive sendo um dos poucos a não realizar redução salarial do quadro de funcionários.  

"Temos ouvido no mercado que vários times têm negociado com seus atletas, funcionários e colaboradores, mas a Ferroviária não. Os pagamentos foram feitos normalmente. Dificuldades sempre têm, inclusive estamos com dificuldades em algumas negociações que estamos fazendo com os aportes que chegam dos nossos patrocinadores e parceiros. Entendemos o momento, a gente senta e conversa com cada um. Entendemos as necessidades deles e eles entendem as necessidades da Ferroviária. Dificuldade há, mas não praticamos política de redução de salário e nem atrasos aconteceram", destacou. 


Situação inédita

Salmazo admitiu que é difícil traçar um planejamento para as competições futuras, visto que ainda não há definições sobre elas. O calendário afeano conta com a reta final da primeira fase do Paulistão, a sequência da terceira fase da Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D. Com o período de isolamento social estendido até o final do mês, novas reuniões definirão os aspectos que envolverão o retorno aos gramados.

Sobre o Paulista, o presidente relevou que, apesar da indefinição, ainda sonha com a classificação. "É um momento difícil porque é inédito, nunca passamos por isso. Nós nos preparamos sempre na virada do ano, na pré-temporada, que a Ferroviária sempre definiu de uma forma sempre profissional e muito competente. E agora, nessa paralisação faltando duas rodadas para o encerramento da primeira fase, estava tudo traçado, mas como é inédito, não temos experiência disso. Estamos nos preparando na mesa, nos contatos, nas conversações, nas reuniões, para estarmos preparados quando houver a retomada. Mas realmente a expectativa é grande, a paralisação é longa e fizemos dez jogos antes de se parar toda essa temporada. Teremos dois jogos pela frente e temos inclusive a expectativa de classificação", salienta.


Outras categorias

Salmazo também falou que o clube fornece todo o suporte para os atletas de todas as suas equipes, que envolvem o profissional, o feminino e as categorias de base. 

Algumas categorias de formação, no entanto, podem não ter mais compromissos até o final da temporada, o que não significa que serão deixadas de lado pela Ferroviária. "Provavelmente não teremos competições de base neste ano, a não ser o sub-20. Mas os nossos meninos do sub-17, sub-15 e do sub-14 estão sendo acompanhados à distância pelo setor de psicologia, pelo setor de departamento de futebol, pelo setor de preparação física, inclusive com orientação para as famílias, para que continuem com a grande expectativa de evoluírem em suas carreiras no futebol", assegurou o presidente.


Mensagem aos torcedores

Carlos Salmazo encerrou sua entrevista com uma mensagem de otimismo aos torcedores. "Estejam confiantes. Tudo está sendo feito da maneira mais profissional possível, na forma de gestão com toda a nossa equipe de profissionais dos diversos setores. Todo esse entorno do futebol, que hoje é absolutamente necessário, a Ferroviária está fazendo. E claro, pensando dentro das quatro linhas, procurando as melhores opções para o nosso modelo de jogo, conversando com o Dado, com a diretoria de futebol e com o staff todo do departamento de futebol, estamos procurando fazer as melhores aquisições e as melhores renovações, dentro do nosso padrão, para que o time venha realmente forte para a sequência da temporada", concluiu o presidente.   

Relacionadas

Carlos André de Souza
Ferroviária estreia com vitória na Série D
19/09/2020 às 17:16
Carlos André de Souza
Ferroviária estreia na Série D
18/09/2020 às 21:46
Carlos André de Souza
Ferroviária acerta detalhes para estreia na Série D
17/09/2020 às 22:29

Notícias

Carlos André de Souza
Ferroviária estreia com vitória na Série D
19/09/2020 às 17:16
Carlos André de Souza
Ferroviária estreia na Série D
18/09/2020 às 21:46
Carlos André de Souza
Ferroviária acerta detalhes para estreia na Série D
17/09/2020 às 22:29