agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Esporte
FALE COM A REDAÇÃO:

Ferroviária pode mandar jogos fora de Araraquara

Se a cidade permanecer na fase laranja, Locomotiva não poderá jogar em seu estádio no Paulistão
Postado em: 10/07/2020 às 21:22
Autor: Carlos André de Souza
Ferroviária pode mandar jogos fora de Araraquara
Paulistão será finalizado sem público e somente em cidades da fase amarela. Foto: Divulgação

A Ferroviária poderá mandar jogos fora de Araraquara pelo Paulistão 2020. Segundo o protocolo de retomada da competição divulgado nesta quinta-feira (9) pela Federação Paulista de Futebol, estão aptos a sediarem os jogos somente os municípios integrantes da fase amarela (a terceira, de cinco) do Plano São Paulo, que flexibiliza as medidas de isolamento social adotadas no estado para combater a pandemia do covid-19. Nesta sexta (10), a Diretoria Regional de Saúde de Araraquara, que contempla todos os municípios da região de Araraquara e São Carlos, voltou a ser classificada na fase laranja (clique aqui para ler a matéria), o que impossibilita a cidade de receber partidas neste momento. 

Nesta semana, a FPF e o governo estadual entraram em um acordo sobre o retorno do Paulistão para o dia 22 de julho. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a competição foi paralisada após sua 10ª rodada, ou seja, restam ainda duas rodadas da primeira fase, além dos jogos válidos pelas quartas de final, semifinal e final. A nova tabela de jogos do estadual não foi divulgada, porém a primeira partida da Ferroviária nessa retomada será contra o Ituano, fora de casa, pela penúltima rodada da primeira fase. 

No próximo dia 24 de julho, antes da última rodada, outra atualização do plano será divulgada. Caso Araraquara avance à fase amarela, poderá receber na Fonte Luminosa a partida contra a Inter de Limeira, que encerra a fase inicial. Entretanto, a notícia não servirá para animar tanto a torcida, já que o Paulistão será finalizado com todos os seus jogos sem a presença de público. A final está prevista para o dia 8 de agosto. 

Neste momento, apenas as regiões de Osasco, Barueri, Mogi das Cruzes, Suzano (todas da grande São Paulo), Santos (Baixada) e Registro (Vale do Ribeira) passaram a constar na etapa amarela, que indica um melhor controle no combate ao coronavírus. Nessa configuração, apenas Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Oeste (Barueri) e Água Santa (Diadema) poderão realizar seus jogos em casa.

Se não houver nenhuma mudança na classificação do Plano São Paulo, a Ferroviária não será o único clube que terá de escolher outra 'casa'. Também se encontram nessa situação os times do Bragantino, Mirassol, Inter de Limeira, Ituano, Novorizontino, Guarani, Ponte Preta e Botafogo de Ribeirão Preto terão que jogar fora de suas cidades. A situação dos três últimos é mais delicada, já que os municípios de Campinas e Ribeirão Preto estão na fase vermelha. O Botafogo, inclusive, sequer conseguiu iniciar os treinamentos em grupo e contestou a intenção da FPF de reiniciar o estadual no dia 22.