A Ferroviária estreia neste domingo (29) no mata-mata da Copa Paulista 2020. Pela partida de ida das oitavas e final, a Locomotiva recebe o Botafogo de Ribeirão Preto às 17 horas na Fonte Luminosa, com o intuito de somar uma boa vantagem para a partida de volta, que acontecerá na próxima quinta-feira, 3 de dezembro, às 15 horas, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Em caso de igualdade de gols após os dois jogos, a vaga para as quartas de final será decidida nos pênaltis.
As duas equipes terminaram na vice-liderança de seus grupos. A Ferroviária foi a segunda colocada do Grupo 2 com 8 pontos (uma vitória e cinco empates), atrás apenas do Comercial com 9. Do outro lado, o Botafogo foi vice-líder do Grupo 1 com 9 pontos (duas vitórias, três empates e uma derrota).
Vale destacar que a Locomotiva disputa a Copa Paulista com um elenco alternativo comandado pelo técnico Márcio Griggio, enquanto o elenco principal disputa o Campeonato Brasileiro da Série D sob o comando do técnico Paulo Roberto Santos. O intuito da diretoria é conquistar o acesso à Série C e, via Copa Paulista, ficar com uma vaga na Copa do Brasil, torneio mais rentável do futebol brasileiro.
Márcio Griggio valorizou a importância do clássico regional. "É um duelo muito grande. O Botafogo é uma equipe muito forte e sempre quando os dois times se enfrentam é clássico. Devem ser dois bons jogos e que vença o melhor. Tomara que o melhor seja a gente", explicou o treinador afeano.
Para o compromisso deste domingo, a Ferroviária não contará com o atacante Maurinho, que deixou a equipe e tudo indica que acertará com um clube da Série C. Por outro lado, o meia Jhoninha e o atacante Gleyson 'desceram' do time da Série D para reforçar a equipe da Copa Paulista, o que indica que ambos serão titulares. O volante Ralph, que cumpriu suspensão na última rodada, também fica à disposição para o confronto. A escalação, no entanto, só deve ser divulgada momentos antes da partida.
Série D
Pela Série D do Campeonato Brasileiro, a Ferroviária foi a campo neste sábado (28) e superou o Nacional-PR por 2 a 0 na Fonte Luminosa, pelo encerramento da primeira fase. Na segunda fase, que passa a ser disputada no sistema de mata-mata, a Locomotiva terá pela frente o Marcílio Dias-SC, em partidas que terão suas datas e horários divulgados pela CBF.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA x BOTAFOGO
Local: Estádio da Fonte Luminosa, Araraquara;
Data/Horário: Domingo, 29 de novembro, 17h;
Arbitragem: Thiago Duarte Peixoto, auxiliado por Fabrini Bevilaqua Costa e Vladimir Nunes da Silva;
FERROVIÁRIA - Tom, Ednei, Maurício, Fabão e César Moraes; Ralph, Renan Paulino e Jhoninha; Velicka, Pedro Maranhão e Gleyson. Técnico: Marcio Griggio.
BOTAFOGO - Gustavo; Marlon, Alan Dias, Matheus e Layon; João Victor, Calabrês e Wesley; Eduardo Dias, Edgar e Dener. Técnico: Samuel Dias.
OITAVAS DE FINAL
Sábado, 28 de novembro
15h - Nacional 0 x 1 Portuguesa
15h - Ponte Preta 1 x 1 São Bernardo FC
15h - Audax 2 x 1 Portuguesa Santista
15h - Primavera 0 x 0 Comercial
15h - Água Santa 1 x 1 Novorizontino
17h - Velo Clube 0 x 0 Marília
Domingo, 29 de novembro
15h - Atibaia x XV de Piracicaba
17h - Ferroviária x Botafogo
Quarta-feira, 2 de dezembro
15h - Portuguesa x Nacional
15h - XV de Piracicaba x Atibaia
15h - São Bernardo FC x Ponte Preta
15h - Portuguesa Santista x Audax
15h - Novorizontino x Água Santa
17h - Marília x Velo Clube
17h - Comercial x Primavera
Quinta-feira, 3 de dezembro
15h - Botafogo x Ferroviária
COPA PAULISTA - 1ª FASE
4 de novembro - quarta-feira - 15h
Comercial 1 x 1 Ferroviária
10 de novembro - terça-feira - 15h
Ferroviária 1 x 1 Velo Clube
14 de novembro - sábado - 15h
Atibaia 0 x 1 Ferroviária
18 de novembro - quarta-feira
Ferroviária 0 x 0 Atibaia
22 de novembro - domingo - 15h
Velo Clube 0 x 0 Ferroviária
25 de novembro - quarta-feira - 15h
Ferroviária 1 x 1 Comercial
2ª FASE
Domingo, 29 de novembro
17h - Ferroviária 1 x 1 Botafogo
Quinta-feira, 3 de dezembro
15h - Botafogo x Ferroviária