agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Esporte
FALE COM A REDAÇÃO:

Técnico Maô recebe Diploma de Honra ao Mérito

Câmara Municipal homenageou um dos grandes reveladores de talentos do futebol amador de Araraquara
Postado em: 17/05/2019 às 23:46
Autor: Redação
Técnico Maô recebe Diploma de Honra ao Mérito
Técnico Mario Gomes, mais conhecido como Maô, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito. Foto: Câmara Municipal

Na noite de quarta-feira (15), a Câmara Municipal de Araraquara prestou uma homenagem a um grande revelador de talentos do futebol amador da cidade, o técnico Mario Gomes, mais conhecido como Maô, com o Diploma de Honra ao Mérito. A honraria é concedida a pessoas que se destacaram em sua área de atuação profissional ou voluntária, contribuindo para o desenvolvimento da cidade.

“O que seria do futebol amador de Araraquara se não fosse por pessoas como Maô?”, indagou o autor da indicação, o vereador Zé Luiz – Zé Macaco (PPS), um dos seus tantos ex-alunos. “É uma homenagem muito merecida, e quis o destino que um seu ex-atleta viesse a propor esse título, alguém que passou pela escolinha quando era criança, conheceu toda a sua trajetória, acompanhou sua história de vida e seu esforço para manter seus times. A gente sabe que, muitas vezes, ele tirava do próprio bolso para manter a escolinha, dar uma chuteira para uma criança ou fazer uma viagem e que se preocupava até com o que as crianças estavam vivendo em seus lares. O seu papel, para muitos, não foi só de técnico ou de amigo, foi também de um pai.”

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Everson Miguel Inforsato, o Dicão, também dirigiu palavras de agradecimento a Maô. “É uma felicidade sem tamanho participar desta homenagem muito justa da Câmara Municipal a alguém que ajudou a escrever a história do esporte amador da nossa cidade. Não dá para pensar no esporte amador e nas escolinhas de futebol sem pensar no que Maô e outros companheiros fizeram e ainda fazem pelo esporte em Araraquara”, declarou.

O vereador Jéferson Yashuda (PSDB), que presidiu a Sessão Solene, destacou a dedicação de Gomes na formação de atletas amadores. “O vereador Zé Luiz teve a sabedoria de pinçar seu nome, uma pessoa extremamente dedicada ao esporte amador. O título foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal, que são os representantes da população, portanto é um reconhecimento do povo ao trabalho desempenhado por Maô e por todos os técnicos do futebol amador.”

Maô joga futebol desde os 14 anos. “Foi um dom, veio de lá de cima, Deus achou que eu devia trabalhar com esses meninos, tirando-os da rua e movimentando-os no futebol. Foram muitas revelações, não só como jogadores de futebol, mas também como homens de família. É muito gratificante.” Duplamente emocionado por receber o título no dia do seu aniversário, Maô agradeceu pela homenagem. “Hoje estou completando 60 anos e nunca vou esquecer este momento. Obrigado a todos, a Araraquara, amo muito vocês!”.

Participaram da Sessão Solene o vereador Elias Chediek (MDB), o jornalista Odair Peta (programas “Esporte e Lazer” e “Quintal do Esporte e Lazer”) e João Leal e Alcides Barravieira, respectivamente, diretor administrativo e diretor adjunto de Esporte da Associação Araraquarense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (AAEAA).

 

O técnico Maô

Mario Gomes nasceu em Araraquara, no dia 15 de maio de 1959, filho de Wenceslau e Ana Gomes. Viveu até os 45 anos de idade no bairro do São José, mudando-se para o Vale do Sol em 2004. Começou a trabalhar como guarda-mirim no Palácio das Borrachas, passando depois para as gráficas Globo e Ferrari, onde se aposentou. Também prestou serviços no jornal “Correio da Região”.

O futebol entrou na sua vida ainda criança, quando foi jogar no Sporting Club Benfica, onde começou a ajudar e treinar a equipe. Depois disso, treinou o Palmeirinha da Vila, o Corintinha, o União Esquina, o Américo Esporte Clube e o Sport Club Olímpico, entre outros. Um dos seus maiores orgulhos é ter sido treinado por Armando Clemente, um dos atletas mais respeitados do futebol de Araraquara. Sempre trabalhou com crianças e adolescentes, e hoje, por onde passa, é reconhecido por crianças e adultos que frequentaram os campinhos onde treinou, sempre voluntariamente.

Durante sua longa carreira de técnico, revelou talentos que foram jogar em grandes clubes no Brasil e no exterior. Em sua vida, dedicada ao esporte, sempre teve satisfação em retirar os jovens das ruas por meio do futebol. Hoje atua em um projeto da Associação de Engenharia, treinando 100 crianças de até 10 anos de idade, além de realizar um trabalho social no campinho ao lado do antigo matadouro, com crianças do Vale do Sol, Jardim Paraíso e Santa Angelina.

 

Relacionadas

Carlos André de Souza
Feminino do Corinthians iguala recorde mundial em Araraquara
19/08/2019 às 23:48

Notícias

Carlos André de Souza
Feminino do Corinthians iguala recorde mundial em Araraquara
19/08/2019 às 23:48