Técnico de Araraquara comemora inclusão do karatê como esporte olímpico

Modalidade integrará a programação das Olimpíadas de 2020 no Japão

Compartilhe

Modalidade integrará a programação das Olimpíadas de 2020 no Japão
Imagem: Carlos André de Souza

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou na última semana a entrada de cinco novas modalidades esportivas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que serão sediados em Tóquio, no Japão. Por unanimidade, a organização abriu espaço para o beisebol (junto ao softbol, versão feminina do esporte), surfe, skate, karatê e a escalada. Para serem aceitos no programa olímpico, os esportes já haviam passado por duas triagens. Na primeira, realizada no ano passado, oito dos 26 esportes inscritos foram aceitos pelo Comitê Organizador de Tóquio. Em junho deste ano, cinco esportes foram abalizados pelo COI. Esportes como xadrez, squash, sumô e boliche, no entanto, ainda ficarão de fora da próxima edição dos Jogos Olímpicos.

Em Araraquara, o karatê é um dos esportes acostumados a fazer bonito nas competições em que representa a cidade, por isso, a notícia da inclusão foi comemorada pelos atletas praticantes da modalidade. O técnico da equipe Bushido-kai/Fundesport, Edson Petroni, destacou os benefícios que a decisão pode trazer para a modalidade. "É com muita alegria que nós, karatecas, recebemos a notícia da inclusão da modalidade nas Olimpíadas pelo COI. Acredito que agora se tornará muito mais fácil arrumarmos patrocinadores para os atletas, assim também como mais apoio dos governos estaduais e federais", explica.

Segundo ele, ainda falta uma homologação oficial para confirmar a notícia, mas isso ajudará o esporte a passar por uma reorganização. "Teremos um grande desafio pela frente, pois teremos que reorganizar as federações e confederações para nos adequarmos às exigencias do COB e do COI, lembrando também que a inclusão ainda não é definitiva, como consta na página do COI, mas ganhamos força na inclusão devido os jogos serem realizados em Tóquio, no Japão, onde é o berço do karatê. Mas mesmo assim é uma grande vitória da modalidade. Hoje podemos dizer que o karate é olímpico", comemora.