Basquete profissional de Araraquara voltará a disputar o Campeonato Paulista

Parceria entre ABA e Fundesport coloca equipe na competição que dá acesso à elite do basquetebol estadual

Compartilhe

Parceria entre ABA e Fundesport coloca equipe na competição que dá acesso à elite do basquetebol estadual
Imagem: Carlos André de Souza

Na última terça-feira (24), a diretoria da Associação de Basquetebol de Araraquara (ABA), em parceria com a Secretária Municipal de Esportes e Fundesport, confirmou o retorno de sua equipe adulta ao Campeonato Paulista na temporada 2017.

Após 2012, quando a equipe adulta jogou pela última vez um campeonato de alto rendimento (Campeonato Paulista e o NBB4), o basquete masculino passou por uma grande restruturação.

Em 2013 iniciou-se o Projeto Sonhando Alto, através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, projeto que atualmente conta em média com 500 crianças praticando a modalidade em vários pólos no município Araraquara. Tem-se também toda estrutura de uniformes, materiais esportivos, profissionais de educação física, nutricionista e psicologia. Atualmente além do Projeto Sonhando Alto, a ABA possui em atividade as categorias de base sub15, sub16 e sub17.

Uma das entidades fundadoras da Liga Nacional de Basquete que comanda o Novo Basquete Brasil (NBB), a Associação de Basquetebol de Araraquara espera voltar a brilhar no cenário nacional nos próximos anos, e o reinício da equipe adulta começa em 2017, com a participação do time no Campeonato Paulista da Série A1, divisão que dá acesso a divisão especial do estadual.

A confirmação do retorno da ABA/Fundesport ao Campeonato Paulista foi feita na noite de terça-feira (24), no Programa Balanço Geral da Rádio Cultura Araraquara AM, apresentado pela equipe Os Campeões da Bola. Durante a entrevista, o presidente da Associação de Basquetebol de Araraquara, Geraldo Campesan, o diretor Eduardo Di Poi, e o coordenador de esportes da Fundesport, André Talora, participaram do bate-papo.