Ex-jogadora araraquarense de basquete é tema de livro-reportagem

Roseli Gustavo, que brilhou pela seleção brasileira, inspirou trabalho de conclusão de curso de alunos de jornalismo da Uniara

Compartilhe

Roseli Gustavo, que brilhou pela seleção brasileira, inspirou trabalho de conclusão de curso de alunos de jornalismo da Uniara
Imagem: Divulgação

A ex-jogadora de basquete Roseli Gustavo, que integrou a seleção brasileira na década de noventa, foi tema de um livro-reportagem desenvolvido pelas recém-formadas no curso de Jornalismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Carolina Alves Pegoreti e Gabrielle Chagas Pereira da Silva. Intitulada “Nega Rosa: a história da atleta araraquarense Roseli Gustavo”, a produção foi apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso, no final de 2016.

“(A obra) conta vários acontecimentos de sua vida, desde o nascimento, passando por sua ascensão no esporte e, por fim, seu retorno a Araraquara. O projeto foi desenvolvido durante um ano e meio. O maior desafio foi começar a escrever os primeiros capítulos, encontrar uma linguagem que agradasse a nós duas, e passar para o papel todas as informações que conseguimos por meio de vídeos, entrevistas, documentos e fotos”, relatam as ex-estudantes.

No final, elas contam que conseguiram atingir seus objetivos e, também, “vivenciar a realidade de uma das vertentes do jornalismo, o literário”. “Foi uma experiência única, que despertou paixões e nos fez enfrentar medos e obstáculos, além de ter proporcionado uma grande amizade com a biografada”, destacam.

Para Carolina e Gabrielle, resgatar a história de uma atleta da cidade de Araraquara, “que não tem o reconhecimento devido”, foi sua maior preocupação. “Com o livro, sua vida fica documentada e nós, como jornalistas, pudemos contribuir com a história do esporte araraquarense e nacional”, comentam.

“Gostaríamos de lembrar que todo nosso trabalho foi orientado pelo professor Fabricio José Mazocco, pelo qual temos o maior carinho, e que todos os nossos entrevistados foram de suma importância para conclusão de nosso livro”, finaliza a dupla.