Guerreiras Grenás perdem na estreia do Brasileirão Feminino

Em seu primeiro jogo do ano, Ferroviária é derrotada pelo Rio Preto na Fonte Luminosa

Compartilhe

Em seu primeiro jogo do ano, Ferroviária é derrotada pelo Rio Preto na Fonte Luminosa
Imagem: Carlos André de Souza

Na tarde deste domingo, as Guerreiras Grenás foram a campo pela primeira vez em 2017, mas iniciaram a temporada com o pé esquerdo. O time araraquarense foi derrotado pelo Rio Preto por 3 a 0 na Arena Fonte Luminosa em duelo válido pela rodada de abertura do Brasileirão Feminino 2017.

Debaixo de um sol escaldante, o primeiro tempo foi marcado por equilíbrio e poucas chances claras de gol. O placar só foi aberto aos 42 minutos, quando Darlene recebeu sozinha dentro da área e acertou um chute rasteiro no canto direito da goleira afeana Luciana. No segundo tempo, a Ferroviária tentou a reação, mas ao mesmo tempo abriu espaços para o Rio Preto encaixar contra-ataques perigosos, que exigiram várias boas defesas de Luciana. Mas aos 19, Darlene fez boa jogada pela ponta esquerda e cruzou rasteiro para Milene, dentro da pequena área, tocar para o gol e ampliar o marcador. O Rio Preto fechou o placar aos 24, novamente com Darlene, que invadiu a área para finalizar na saída de Luciana e definir o jogo.

A técnica da equipe araraquarense Michele Kanitz terá uma semana para corrigir os erros antes de voltar a campo contra o Foz Cataratas em duelo marcado para o próximo domingo, às 16 horas, no Paraná.

Novo formato

Dezesseis times disputam o título do Brasileirão Feminino de 12 de março a 19 de julho. A maior novidade deste ano é que a competição foi dividida em duas divisões: Série A1 e A2 e passa a valer vaga na Libertadores, o que até então era um privilégio do campeão da Copa do Brasil.

A Ferroviária integra a Série A1. O formato prevê dois grupos, de oito clubes cada, com turno e returno. As Guerreiras Grenás fazem parte do Grupo 2, que conta ainda com Flamengo-RJ, Foz Cataratas-PR, Ponte Preta-SP, Rio Preto-SP, Santos-SP, São José-SP e Vitória-BA. Já o Grupo 1 é formado por Audax-SP, Corinthians-SP, Grêmio-RS, Iranduba-AM, Kindermann-SC, São Francisco-BA, Sport-PE e Vitória-PE.

Avançarão às quartas de final os quatro times melhores colocados de cada grupo. Nesta fase, serão disputados jogos de ida e volta, assim como na semifinal e na final. Portanto, as equipes que chegarem à decisão terão feito 20 partidas. Os times eliminados na primeira fase terão atuado 14 vezes. A Série A2 tem previsão de início para maio. Com as divisões, a competição agora terá acesso e descenso. As duas equipes piores colocadas na A1 em 2017, disputarão a A2 em 2018. Consequentemente, os dois finalistas da A2 em 2017, disputarão a A1 em 2018.