Confira o retrospecto dos confrontos entre Ferroviária e Corinthians

Duelo deste domingo na Fonte Luminosa será o de número 77

Compartilhe

Duelo deste domingo na Fonte Luminosa será o de número 77
Imagem: Leonardo Fermiano / Arquivo

A Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, recebe neste domingo, 19 de março, às 16 horas, mais um duelo entre Ferroviária e Corinthians, dessa vez em partida válida pela 9ª rodada do Paulistão 2017.

Na história do confronto, as duas equipes enfrentaram-se em 76 oportunidades. O Corinthians tem uma significativa soberania no retrospecto, uma vez que venceu 45 jogos, empatou 17, sendo superado pela Ferroviária em 14 oportunidades. O time da Morada do Sol anotou 72 gols, enquanto o alvinegro da capital assinalou 144. Entre as 14 vitórias afeanas, 11 foram em duelos válidos pelo Campeonato Paulista, e entre esses jogos, oito vitórias foram conquistadas em Araraquara.

Triunfo memorável

A Ferroviária terminou na terceira colocação do Paulistão de 1968. Em sua última apresentação naquele torneio, a Locomotiva goleou o Corinthians, em pleno Pacaembu, por 4 a 1, garantindo de quebra o Bicampeonato do Interior, e o artilheiro do Paulistão. Téia, que depois rumaria para o São Paulo, superou Pelé, anotando 20 gols, contra 18 do rei.

Última vitória afeana

Em 30 de abril de 1988, a Locomotiva venceu o adversário por 3 a 2 no Estádio da Fonte Luminosa em campeonato que teve a equipe do Parque São Jorge como campeã. Os gols da Ferroviária, do técnico Sérgio Clérice, foram anotados por Nenê Cardoso, Marcão e Betão Alcântara, enquanto Denilson e João Paulo marcaram pelo Alvinegro, que tinha Jair Picerni na orientação técnica.  O confronto teve Arnaldo César Coelho no apito, recebeu um público de 3.218 pagantes.

Últimas partidas

O último encontro entre as duas equipes ainda está vivo na memória dos torcedores. As duas equipes se enfrentaram em 2017, na Arena Corinthians, em um amistoso de preparação para o Paulistão, e o Timão levou a melhor por 1 a 0, com gol marcado por Marquinhos Gabriel aos 49 minutos do segundo tempo.

Já último encontro entre Ferroviária e Corinthians pelo Paulistão foi considerado por muitos como o melhor jogo da primeira fase do estadual do ano passado. Na ocasião, a Locomotiva empatou com o Timão por 2 a 2 na Fonte Luminosa com seus dois gols anotados pelo volante Juninho, enquanto o time da capital, na ocasião comandado pelo técnico Tite, teve seus gols marcados por Lucca e Giovanni Augusto.

Vale lembrar que a Ferroviária ficou 19 anos longe da elite estadual. Antes disso, em sua última participação na Série A1, a Locomotiva enfrentou o Corinthians no dia 18 de maio de 1996, em partida que também terminou empatada por 2 a 2 na Fonte Luminosa. Os gols afeanos ficaram por conta de Otávio Augusto e Juari.

Da Ferroviária para o Corinthians

Um grupo seleto de jogadores ao longo da história deixou a Ferroviária para atuar no Corinthians: o craque Bazani, o lateral Fogueira, o meia-direita Tales, o zagueiro Galhardo (Campeonato da Taça de Prata pelo Fluminense em 1970), o ponta-esquerda Benny, o zagueiro Marco Antônio (campeão brasileiro pelo Sport em 1987), o meia-direita Maritaca, o zagueiro Dama (campeão paulista pelo Corinthians em 1988 e Brasileiro em 1990), o ponta-esquerda Boquita, o centroavante Lance, o ponta-esquerda Adil, o volante Helinho,  o meia atacante Fumagalli e o atacante Rildo.

Fonte: Museu do Futebol e Esportes de Araraquara