Projeto Escolinhas de Esportes abre núcleo de natação no Pinheirinho

Abertura visa atender a grande demanda pela modalidade, especialmente para alunos de bairros da Grande Vila Xavier

Compartilhe

Abertura visa atender a grande demanda pela modalidade, especialmente para alunos de bairros da Grande Vila Xavier
Imagem: Divulgação

Por conta do aumento da demanda no complexo Esportivo Arena da Fonte, o projeto das Escolinhas de Esportes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer abriu um novo núcleo para aulas de natação no Parque Pinheirinho.

De acordo com a gestora do projeto, Roseli Gustavo da Silva, esse novo núcleo possibilitará a inscrição de interessados pela modalidade, especialmente da Grande Vila Xavier que abrange diversos bairros de Araraquara.

Roseli disse que além da natação, o futebol também tem grande demanda no projeto das Escolinhas de Esportes, que oferece, ao todo, 14 modalidades para crianças com idade entre 6 e 16 anos que estejam matriculados na rede escolar.

“As aulas tiveram início em fevereiro e este projeto de inclusão social, que projeta matricular até 5 mil crianças e adolescentes, continua recebendo inscrições”, acrescentou a gestora.

Nesse primeiro momento, as modalidades de atletismo, basquete, futebol, futebol feminino, futsal, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tênis, vôlei e handebol são desenvolvidas em 30 pontos espalhados pela cidade (ver relação abaixo). As aulas ocorrem no turno oposto ao escolar e um concurso público deve ser aberto para contratação de técnicos de outras modalidades.

Para obter mais informações sobre como se inscrever, pais ou responsáveis devem se dirigir aos locais onde são ministradas as aulas, ou à Fundesport, no Gigantão, das 7h15 às 12h45. Também pode ligar, nesse mesmo horário, para o telefone 3303-2702 da própria Fundação.

Maior inclusão

Vale destacar que na solenidade de assinatura da renovação do convênio entre Prefeitura e Unimed Araraquara para o projeto das Escolinhas de Esportes, no dia 7 de fevereiro passado, no auditório do Daae, o prefeito Edinho Silva ressaltou que o esporte é um instrumento de inclusão social. “Com o projeto funcionando, são menos crianças nas drogas, menos adolescentes na Fundação Casa, uma cidade menos violenta. Não vai ter uma região de Araraquara que não terá as Escolinhas de Esportes e se nós falharmos quem ganha é a droga e a criminalidade”, enfatizou Edinho.

O prefeito também ressaltou a importância das parcerias com a iniciativa privada, como a Unimed e o Sesi (Serviço Social da Indústria), devido à situação financeira grave da Prefeitura, e lembrou que os jovens formados pelas escolinhas também poderão reforçar as equipes de competição de Araraquara.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Everson Miguel Inforsato, o Dicão, o esporte é capaz de diminuir as desigualdades. “Vamos transformar a cidade com o esporte sendo uma motivação para essas crianças”, acrescentou.

LOCAIS DAS AULAS

Gigantão (Fonte)

EMEF Waldemar Saffiotti (Jardim Cruzeiro do Sul)

EMEF Gilda Rocha de Mello e Souza (Jardim Indaiá)

EMEF Luiz Roberto Salinas Fortes (Jardim Paraíso)

CAIC Vale do Sol

CAIC Selmi Dei IV

Área de Lazer do Jardim Universal

Área Esportiva do antigo Clube Estrela (Vila Velosa)

Parque Pinheirinho

Área de Lazer do Jardim Indaiá

Campo Municipal do Acco (Vila Xavier)

Campo Municipal do Botânico

Área de Lazer do Jardim América

Área de Lazer do Jardim Maria Luiza

Área de Lazer do Jardim Iguatemi

Área de Lazer do Jardim Del Rey

Praça do Cecap

Área de Lazer do Jardim Victório de Santi

Sesi (Jardim Floridiana)

E.E. Antonio de Oliveira Bueno Filho (Jardim Pinheiros)

EMEF Olga Ferreira Campos (Jardim Universal)

Pavilhão do Cear (Fonte)

Centro da Juventude (Jardim Pinheiros)

Parque São Paulo – Quiosque

Complexo Esportivo da Arena da Fonte

Teatro de Arena (Melhado)

CEU do Jardim Indaiá

Escola Industrial (Centro)

Clube Palmeirinhas (Vila Xavier)

E.E. Geraldo Sachs (Vila Xavier)