agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Chuva causa transtornos em Araraquara

Cerca de 20 árvores caíram e bairros ficaram sem energia elétrica
Postado em: 12/01/2018 às 06:32
Autor: Ari Campos
Chuva causa transtornos em Araraquara
Marcelo Bonholi

Uma forte chuva no final da tarde desta quinta-feira (11), provocou transtornos em Araraquara e região.

A chuva torrencial atingiu alguns bairros provocando 20 quedas de árvores, pontos de alagamento e queda de energia elétrica. No jardim Universal, uma árvore de grande porte caiu sobre a rede elétrica causando falta de energia.

Quem transitava pela avenida Mauricio Galli teve dificuldade para transpor a camada de água sobre o asfalto. Mas o ponto mais crítico foi sob o pontilhão do Terminal de Integração, que mais uma vez precisou ser interditado. O trânsito foi desviado para o centro da cidade, ocasionando engarrafamento e confusão.

De acordo com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido por conta da queda das árvores.

O fenômeno que ocorreu em Araraquara pode ser considerado como Micro Burst, que acontece quando nuvens cumulonimbus provocam chuva torrencial, granizo, descargas elétricas e também ventos muito intensos.

Uma nuvem deste tipo pode gerar tornados, downburst ou um microburst (micro explosão), quando toda a água acumulada na nuvem despenca de uma vez em um único ponto que pode ser uma cidade ou um bairro.

A nuvem popularmente ficou conhecido como tromba-d'água. Na verdade, tromba-d'água é um tornado que se forma sobre uma superfície líquida, captura umidade e vai andando rumo ao continente 

Todos estes fenômenos são basicamente correntes de ar extremamente fortes que se desprendem da base de algumas nuvens cumulonimbus.

Em Araraquara, os bairros mais afetados foram Maria Luiza, Botânico e Jardim Universal.