agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Leitura digital de hidrômetros agiliza entrega de contas

Serviço já abrange 93,5% das residências em Araraquara
Postado em: 05/04/2018 às 16:23
Autor: Redação
Leitura digital de hidrômetros agiliza entrega de contas

O Daae deu início a ampliação da leitura online (leitura e emissão simultânea de contas de água e esgoto) dos hidrômetros dos bairros Maria Luiza e Cidade Jardim, no dia de hoje (04/04). Ao todo, serão atendidas 4.269 ligações, ampliando a área de cobertura da cidade para 93,5%.

O objetivo é implantar o sistema, que torna o serviço muito mais ágil, prático e transparente, em toda a cidade, até meados deste ano.

O sistema utiliza coletores de dados e impressora portátil, com conexão por bluetooth entre os equipamentos. Já a comunicação dos dados coletados são enviados via internet para o setor de Leitura e Faturamento do Daae.

O leiturista sai a campo munido de um coletor de dados, ao chegar no imóvel, registra os números referentes à leitura do hidrômetro e, em seguida, faz a impressão da fatura por um sistema portátil acoplado ao equipamento.

Para o leiturista e entregador Adriel Rodrigo do Amaral, a vantagem é a eliminação do serviço de entrega da conta. “Faremos uma visita ao imóvel e não duas, tornando mais prático para o morador e para o leiturista”, disse.

Dorival José da Silva, leiturista e entregador explica que, em média, dependendo do trecho, são entregues cerca de 350 contas por dia. “Ao fazermos leitura em um dia e entrega em outro, fazemos o trabalho dobrado. No caso, teríamos de fazer 700 visitas em um mesmo trecho, com a leitura e emissão conjuntas diminuímos o serviço pela metade”, ressaltou.

A mudança permite que o contribuinte acompanhe a leitura do hidrômetro no momento em que o serviço estiver sendo realizado e receba imediatamente a fatura impressa. O morador do bairro Maria Luiza, João Amâncio de Melo, aprovou a novidade. “Pra mim, é ótimo porque com a leitura chegando adiantada em casa, já posso pagar no dia certo e não com atraso.”

Olga Casonato Vicente, moradora do Jardim Maria Luiza, destaca a vantagem de programar o pagamento das contas. “Agora, não preciso esperar mais 15 dias depois da leitura para receber a conta. Vai ficar mais fácil pagar, porque o dinheiro sai no começo do mês, assim a gente sai uma vez só de casa para pagar todas as contas”, completou.

De acordo com o departamento, outra vantagem na emissão imediata da fatura é a possibilidade de esclarecer dúvidas da fatura, pois os próprios leituristas podem comprovar na hora que a leitura efetuada está coerente com o consumo médio e com o número indicado no relógio do hidrômetro.

Segundo Rogério Antônio de Almeida Prado, coordenador de Leitura e Faturamento do Daae, atualmente, Araraquara possui cerca de 125 mil ligações de água e esgotos, entre residenciais, comerciais e industriais. Ainda faltam 12 mil ligações, localizadas no setor Selmi Dei, com previsão de início de implantação do sistema para maio de 2018.