agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Conferência de Políticas e Cidadania de LGBT acontece neste sábado

Weber Fonseca, ativista araraquarense, é convidado especial do debate
Postado em: 26/04/2018 às 16:04
Autor: Redação
Conferência de Políticas e Cidadania de LGBT acontece neste sábado

A 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas e Cidadania de LGBT (LGBTQIA+) será realizada neste sábado (28), a partir das 14 horas, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, tendo como tema "Por uma Araraquara sem discriminação e livre de preconceitos".

A edição terá como convidado da mesa de debates, o araraquarense pesquisador e ativista no campo da cultura e comportamento LGBTIQA+, Weber Fonseca, que é formado em jornalismo pela UNESP e consolidou carreira como artista e produtor.

O convidado venceu um concurso da editora Lamparina Luminosa, em 2014, e publicou a obra "LGBTFOBIA - casos de violência por discriminação de gêneros, identidades e orientações sexuais na Grande São Paulo". Desde então atua como pesquisador e ativista no campo da cultura e comportamento LGBTIQA+. Produz o projeto ROLEGBT com interface no YouTube, Facebook e Instagram e atualmente é docente em Produção Cultural, no Senac Lapa Scipião, e consultor para conteúdo LGBTI para NatGeo-Vice.

Sobre a Conferência em Araraquara, Weber acredita ser fundamental a organização das pessoas LGBTs entre si e em diálogo com os cidadãos e toda a comunidade. "O estigma que paira sobre um indivíduo LGBT está assentado em valores que tangenciam a subjetividade de uma fé ou moral conservadora que não respeita o princípio de cidadania. Direitos civis e humanos são inegociáveis! São de todos os corpos que vivem nesta sociedade. É dever de um político assegurar a representativamente de todos e todas independente de classe sócio econômica, idade, gênero, domicílio, escolaridade, etnia, identidade de gênero, orientação sexual e qualquer outro marcador social nesta intersecção que formam um indivíduo", assegura.

Realizada pelo Conselho Municipal LGBT e a Assessoria de Políticas LGBTQIA+, a Conferência é destinada a todos interessados, especialmente a comunidade LGBT. Entre os objetivos do encontro, destaca-se avaliar a efetividade das políticas públicas para enfrentamento à violência praticada contra a população LGBT. Também, a criação de propostas para enfrentar a discriminação sofrida pela população LGBT em decorrência de sua orientação sexual e/ou identidade de gênero estará em pauta. Os eixos temáticos que serão debatidos, já estão definidos: enfrentamento da violência contra LGBTs (LGBTQIA+) e segurança pública, educação e mercado de trabalho, cultura e lazer, e saúde.

Para a assessora das Políticas Públicas e Cidadania de LGBTQIA+, Filipe Brunelli, as conferências são um dos marcos mais importante na luta e na busca de direitos dos indivíduos LGBT, pois através das conferências - sejam elas municipais, estaduais e federal - as demandas da população LGBTQIA+ se tornam políticas públicas e, desta forma, o combate à discriminação, intolerância e preconceitos passa a ser de responsabilidade do Estado também. "Para Araraquara este será o momento dos indivíduos LGBTs (LGBTQIA+) construírem, juntos à Assessoria Especial de Políticas LGBT, o plano de ações e metas a serem desenvolvidos no decorrer dos anos, desta forma construindo, de fato, uma cidade participativa".

A Conferência também contará com uma programação animada, que terá a participação das drags queens: Tayra Moon, Luna Scarlety e Catherine Deboshe, além de uma performance com Vita Pereira. O Teatro Wallace Leal está localizado à Av. Espanha, 485, no Centro de Araraquara.

 

Serviço:

2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas e Cidadania de LGBT (LGBTQIA+)

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 – Centro)

Data: sábado (28)

Horário: 14 horas

Grátis