agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Cemitério São Bento conclui preparativos para o Finados

Neste sábado, termina o prazo para reformas, pinturas, podas de árvores e benfeitorias
Postado em: 26/10/2018 às 16:17
Autor: Redação
Cemitério São Bento conclui preparativos para o Finados

A direção do Cemitério São Bento está concluindo os preparativos para o Dia de Finados, em 2 de novembro.

Neste sábado, dia 27, termina o prazo para reformas, pinturas, podas de árvores e arbustos, benfeitorias e retirada de materiais inservíveis no interior do cemitério. Depois disso e até o próximo dia 1º de novembro será permitido apenas a limpeza básica e lavagem dos túmulos. O uso de água deverá ser moderado para se evitar desperdício.

A retomada desses serviços será permitida somente a partir na segunda semana de novembro.

Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, João Bernal, o Cemitério São Bento está pronto para receber a grande visitação de Finados. "Nós temos equipes de limpeza, manutenção e serviços pertinentes ao cemitério e o São Bento está pronto para receber milhares de visitantes", afirma o secretário.

A gerente dos cemitérios municipais Sandra Regina Mendonça reforça que a administração está à disposição para esclarecimentos.

"Na semana de Finados o movimento é maior e estamos prontos para esclarecer dúvidas e orientações sobre sepultamentos e normativas dos cemitérios São Bento e das Cruzes", diz a gerente.

Histórico

Com 25 quadras, cerca de onze mil sepulturas e mais de 100 mil sepultamentos realizados desde a sua criação, em 1880, o Cemitério São Bento é o mais visitado durante o ano e especialmente no Dia de Finados em Araraquara.

O cemitério possui capela, salas de velórios, cruzeiro, cinco portões e ruas internas. Pessoas ilustres que contribuíram para o progresso da cidade e operários comuns, que ajudaram a construir a Estrada de Ferro Araraquara, o Estádio Municipal, as faculdades da Unesp, o Teatro Municipal, o Ginásio de Esportes Castello Branco e o Estádio Fonte Luminosa, entre outros prédios importantes, estão sepultadas neste campo santo, que preserva a memória de Araraquara.

Entre os mais visitados, estão os túmulos do escravo Eduardo Lourenço (1837-1915) procurado por fumantes que querem largar o vício; o do médico José de Freitas Madeira, solidário no atendimento às pessoas sem recursos; o Memorial do Nelsinho Santana, que faleceu na Santa Casa em 1964, aos 9 anos de idade; o do engenheiro Edmundo Busch Varella, que contém em sua estrutura materiais da estrada de ferro (trilhos, dormentes, parafusos, correntes e pedra brita).

Outro destaque é o túmulo das irmãs franciscanas com ocupação de 50 m². O espaço das religiosas possui 23 gavetas e está localizado próximo à Capela das Almas. Desde 1925, o mural com placas uniformes registra mais de 100 sepultamentos e é identificado pela estátua de São Francisco de Assis.

 

Serviço

Dia de Finados – Cemitério São Bento

Local: Rua Humaitá entre Avenidas São Paulo e Espanha - Centro

Funcionamento no dia 2 de novembro: das 6h às 18h30

Telefone: (16) 3335-9775