agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Segurança adota sistema de radiocomunicação digital

Agentes da Guarda Civil Municipal, de trânsito e da Defesa Civil passaram a usar novo sistema
Postado em: 29/10/2018 às 15:57
Autor: Redação
Segurança adota sistema de radiocomunicação digital

Entrou em funcionamento o sistema de radiocomunicação digital da Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública. A mudança do processo, que anteriormente era analógico, garante maior eficiência na comunicação.

Com isso, os agentes da Guarda Civil Municipal, de trânsito e da Defesa Civil passaram a se comunicar com a central da Secretaria de Segurança de maneira mais dinâmica e segura, obtendo melhoria significativa em todas as trocas de comunicação sobre as ocorrências.

A principal diferença entre os rádios digitais e analógicos está na maneira como as informações são processadas. Nos dois sistemas, as transmissões de voz e dados são realizadas por meio de ondas de rádio. Os rádios digitais, entretanto, convertem a comunicação em uma série de números que preservam a qualidade das transmissões e tornam o sistema mais seguro, pois as mensagens são todas criptografadas. Já os rádios analógicos enviam as informações no mesmo formato em que as palavras foram faladas, sendo mais suscetíveis a interferências, ruídos e invasões clandestinas.

Segundo a secretaria, o novo sistema também possibilita a melhoria dos mecanismos de controle, sobretudo ao receber a localização e armazenar as rotas de todas as viaturas e dos rádios digitais monitorados. “Além de melhorar a qualidade da comunicação com a eliminação de ruídos e interferências, a comunicação digital da rede de rádio da Secretaria de Segurança também pretende restabelecer a plena comunicação em pontos em que a comunicação estava prejudicada, como Pinheirinho, Selmi Dei e Bueno de Andrada”, informa a pasta.

O novo sistema foi implantando por meio de um investimento de R$ 150 mil e é composto de rádios móveis e portáteis digitais, antena e licença do uso de software para monitoramento da frota de veículos.

De acordo com o secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, para o uso correto dessa tecnologia os profissionais envolvidos receberão treinamento de instalação, configuração e manutenção em primeiro nível dos equipamentos. "Além disso, os guardas municipais que prestam serviços no CAD serão capacitados para operação do software e uso de seus recursos", reforça o secretário municipal.