agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Azul promete voos para Araraquara a partir de setembro

Companhia voou pela última vez, partindo de Araraquara, em novembro de 2014, alegando baixo movimento de clientes
Postado em: 18/04/2019 às 15:46
Autor: Chico Lourenço
Azul promete voos para Araraquara a partir de setembro
A Azul voou pela última vez, partindo de Araraquara, em novembro de 2014

A Azul Linhas Aéreas volta a operar voos do aeroporto de Araraquara Bartholomeu de Gusmão a partir de 1º de setembro de 2019. O anuncio foi feito nesta quinta-feira (18), no Palácio dos Bandeirantes, na Capital Paulista, pelo governador João Doria. A companhia também confirmou voos para o Guarujá no litoral paulista.

A ampliação da malha aérea no Estado é resultado do programa “São Paulo Pra Todos”, que reduziu o imposto da alíquota cobrada sobre o querosene de aviação de 25% para 12%. Como contrapartida, as companhias aéreas passarão a oferecer mais voos a partir de diversos aeroportos paulistas.

A Azul voltar a operar voos no aeroporto de Araraquara depois de quase cinco anos. A companhia voou pela última vez, partindo Bartholomeu de Gusmão, em novembro de 2014, alegando baixo movimento de clientes apresentado na rota até Campinas, a única realizada na cidade. Com a decisão, o aeroporto Bartholomeu de Gusmão ficou todo esse tempo sem voos regulares.

Segundo o anúncio oficial, Araraquara voltará ao cenário da aviação nacional, recebendo um voo diário para a cidade de Campinas a partir do dia 1º de setembro. Com ligação direta ao Aeroporto Internacional de Viracopos, os passageiros que partirem de Araraquara terão a possibilidade de se conectar a 60 destinos dentro e fora do Brasil.

Em relação ao Guarujá, com 380 mil habitantes, a expectativa da Azul é operar voos do litoral paulista para os aeroportos de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Curitiba, no Paraná. O início das operações dependerá da conclusão de obras estruturais no aeroporto de Guarujá.

Os voos serão operados com aeronaves modelo ATR 72-600, com capacidade para até 70 passageiros. Assim, a Azul amplia de 10 para 12 o total de cidades atendidas pela companhia em São Paulo, com médias de 36 voos diários entre destinos paulistas.

 

Programa “São Paulo Pra Todos

A despesa das empresas aéreas com combustível chega a até 40% de todo o custo operacional de cada voo. Com a redução do ICMS cobrado sobre o combustível aéreo, o Governo de São Paulo pediu contrapartidas para aumentar o fluxo de pousos e decolagens dentro do Estado, principalmente em cidades que ainda não eram atendidas por linhas comerciais regulares.

 

História

O Aeroporto Estadual de Araraquara foi inaugurado na década de 1930 e operava em duas pistas de terra. Nos anos 1970, o local ganhou um terminal de passageiros e a pista foi pavimentada e ampliada pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), que administra o aeroporto até a atualidade.

Entre 2013 e 2014, o aeroporto voltou a receber voos regulares, também com viagens pela Azul entre Araraquara e Campinas. Cinco anos depois, a Azul retorna a Araraquara.

Para isso, o local passou por ampla reforma, com o terminal de passageiros passando de 210 m² para 1.600 m², oito vezes o tamanho antigo, e contando com salas de embarque e desembarque, área para check-in e espaços comerciais.