agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Protestos contra cortes na Educação tomam ruas de Araraquara

Centenas de estudantes ocuparam a Praça de Santa Cruz e saem em caminhada pelas ruas do centro
Postado em: 15/05/2019 às 17:01
Autor: Redação
Protestos contra cortes na Educação tomam ruas de Araraquara
Manifestantes saíram em caminhada pelas ruas centrais de Araraquara (Foto: Luís Antônio/Adriana Nagazako)

Por Chico Lourenço/Luís Antônio

Os protestos de estudantes contra o corte de 30% no orçamento da Educação, anunciado pelo Governo Federal, ocuparam as ruas de Araraquara nesta quarta-feira (15). Pela manhã houve concentração em frente a FCL - Faculdade de Ciências e Letras e IQ - Instituto de Química da Unesp.

Por volta de 16h o movimento, que ocorre hoje em todo o país, ganhou volume e centenas de estudantes e professores se concentraram na Praça da Igreja de Santa Cruz, nas escadarias da igreja e parte da Rua São Bento (Rua 3). Estudantes do IFSP – Instituto Federal de São Paulo, campus Araraquara participam da mobilização.

Os manifestantes saíram em caminhada pela Rua 3 até a Câmara Municipal e retornam pela Rua Nove de Julho (Rua 2), o que tornará o trânsito complicado neste trecho. Durante o trajeto, alguns estudantes exibem cartazes com frases, como: "Educação não é mercadoria e Educação resiste." Estima-se que mais de 3 mil pessoas participem do movimento em Araraquara nesta tarde.

Região

Em Matão, alunos e docentes do IFSP também realizam protestos. Na cidade de São Carlos, pela manhã, os grupos da UFsCar e USP saíram do Caaso, na unidade da Avenida Trabalhador São Carlense e seguiram para a concentração na Praça Coronel Salles.

Brasil

Todos os estados e o Distrito Federal registraram, nesta quarta-feira (15), manifestações contra o bloqueio de recursos para a educação anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). Houve atos em ao menos 161 cidades.