agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Defesa Civil reforça alerta sobre altas temperaturas

Ingestão de mais líquidos, uso de roupas leves e nada de exercícios físicos entre 11h e 17h são algumas das recomendações
Postado em: 17/09/2019 às 19:14
Autor: Redação
Defesa Civil reforça alerta sobre altas temperaturas

Embora a estação Primavera ainda não tenha chegado, já que começa somente no próximo dia 23 de setembro, o ainda Inverno continua registrando altas temperaturas também em Araraquara - acima de 35 graus -, além de índices de umidade relativa do ar abaixo de 30%.

Por isso, a Defesa Civil tem emitido alertas neste período em que as pessoas podem ter problemas de saúde, como dores de cabeça e sangramento nasal, entre outros males, por conta do forte calor.

Um dos fatores que provocam a baixa umidade do ar são as massas de ar seco, que predominam em grande parte do Brasil nesta época do ano, inclusive no Estado de São Paulo, elevando as temperaturas.

"Outra condição são os sistemas de alta pressão, que quando associados às massas de ar seco também provocam o aumento elevado da temperatura e consequentemente os baixos índices de umidade do ar", explicou o agente da Defesa Civil de Araraquara, Luiz Dall`Acqua.

Em Araraquara, as ações da Defesa Civil para emitir alertas sobre a qualidade do ar começam com o monitoramento dos institutos de pesquisas dentro do programa "Operação Estiagem", que vai de maio até o final do inverno.

O foco são as queimadas urbanas e rurais, que também são consequências da baixa umidade relativa do ar, e todos os alertas, que incluem as mídias digitais, visam minimizar os efeitos negativos sofridos pela população.

Dicas especiais

Ainda segundo Luiz Dall`Acqua, é muito comum neste período de forte calor as pessoas sentirem mais problemas respiratórios, dores de cabeça, olhos lacrimejando e até sangramento no nariz, principalmente crianças, gestantes e idosos.

Uma das recomendações é para que todos se mantenham mais hidratadas, com o consumo maior de água, sucos e frutas, além de uma alimentação geral mais saudável. Também, dentro do possível, usar roupas mais leves, evitar aglomerações de pessoas e não sair ao ar livre sem protetor solar.

Outra recomendação é que não se pratique exercícios físicos no período entre 11h e 17h. E quem tiver disponibilidade, usar umidificadores em casa e nos locais de trabalho, ou mesmo toalhas molhadas e baldes com água nos quartos.

Para outras orientações e informações, o telefone da Defesa Civil de Araraquara é o 199. Há também o canal de informações na página do Facebook da Defesa Civil de Araraquara.