agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Semana da Juventude terá programação digital entre 10 e 14 de agosto

Debates, rodas de conversas, plenárias, oficinas e eventos culturais terão o tema "Juventude Conectada por Araraquara"
Postado em: 05/08/2020 às 16:50
Autor: Redação
Semana da Juventude terá programação digital entre 10 e 14 de agosto

A Semana da Juventude será realizada em Araraquara de 10 a 14 de agosto e terá uma série de atividades realizadas e apoiadas pela Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Assessoria Especial de Políticas para a Juventude, ligada à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular.

A programação é gratuita e aberta a todos interessados com atividades compostas por debates, rodas de conversas, plenárias, oficinas e eventos culturais que ocorrerão, de forma digital, nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

O assessor de Política para Juventude, Adriel Barbosa, conta que as atividades buscam dar visibilidade ao Dia Internacional da Juventude, comemorado anualmente em 12 de agosto. "Em construção com coletivos e com o Conselho Municipal de Juventude (COMJUVE), preparamos uma semana plural e com temas diversos da atualidade que envolvem o cotidiano da juventude. Trabalharemos o tema 'Juventude Conectada por Araraquara' que reflete e coloca a tecnologia e suas vertentes como item de primeira necessidade na juventude, principalmente neste período de pandemia que vivemos, onde é através da conexão que jovem realiza suas atividades cotidianas, inclusive o entretenimento."

Adriel lembra que, este ano, a programação será 100% virtual e transmitida pelas redes sociais da Prefeitura, "o que deverá ampliar ainda mais o alcance das atividades e interação da galera."

Duas atividades marcam o lançamento da Semana da Juventude no dia 10 de agosto (segunda-feira): a abertura do evento com a live "Juventude conectada por Araraquara", às 15 horas; e a plenária "Juventude e Direitos Humanos", às 15h30.

Na tradicional abertura da Semana da Juventude, agora online, Adriel Barbosa recebe Rafael Nardim, presidente do Conselho Municipal da Juventude de Araraquara (Comjuve); Amanda Vizoná, secretária de Planejamento e Participação Popular; a vereadora Thainara Faria e o prefeito Edinho Silva.

Também no dia 10, na sequência, às 15h30, será realizada a plenária "Juventude e Direitos Humanos", a fim de entender o olhar da política de juventude sob a perspectiva dos Direitos Humanos. Participam da atividade: Fábio Mahal (coordenador executivo de Direitos Humanos), Dr. Noemi Correa (promotora de Justiça da Vara da Infância, Juventude e Idoso do MP/SP).

Na terça-feira, 11 de agosto, às 15 horas, será realizada uma live abordando uma discussão sobre saúde mental da juventude no período de pandemia e seus anseios. A live "Juventude e os desafios em período de pandemia" conta com a participação das psicólogas: Rafaela Beraldo Modé (Centro da Juventude), Alba Regina (Espaço Crescer) e Maria Luiza Zerbini (CREAS).

No Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto, a programação apresenta o "Festival: vozes jovens que ecoam na cidade!", às 15 horas, com um pouco das produções culturais de jovens da cidade. A ideia da live é promover uma tarde de música, poesia e cultura, marcando de forma mais comemorativa o Dia Internacional da Juventude. O festival será abrilhantado com a participação de: Morphy (Discotecagem), Amom Poeta (Rap e poesia) e Matte Pereira (R&B).

No dia 13 de agosto, uma quinta-feira, duas atividades integram a programação: "Jovens que se conectam por Araraquara" e "Juventude - Empreendedorismo e inovação". "Jovens que se conectam por Araraquara" terá início às 9 horas com uma roda de conversa em que os jovens irão apresentar suas experiências e rotinas, a partir de trabalhos virtuais em prol da comunidade neste período de pandemia. A ideia é apresentar e reforçar o protagonismo da juventude perante os desafios impostos neste período da Covid-19. Participam da live: Mariana Cayres (coreógrafa e atriz), Rian Costa (Companhia Coronária de Teatro) e Ribeiro Costa (estudante IFSP).

Depois, às 10h30, é a vez de "Juventude - Empreendedorismo e inovação", uma live que contará com a presença do professor e coordenador de 

Para fechar a Semana da Juventude no dia 14 (sexta-feira) às 14 horas, será realizada uma live com foco em "Juventude e emprego", apresentando o workshop "Como elaborar um bom currículo" e também uma oficina de comportamento em entrevistas de emprego. A atividade traz à tona um dos assuntos mais importantes e levados em conta quando se debate "juventude": a questão da empregabilidade. Participam: Nivaldo Aparecido Souza (CEBRAC) e Gisela Gomide (CEPROESC).

Toda a programação é gratuita e pode ser acompanhada por meio das redes sociais da Prefeitura de Araraquara: Facebook (/prefeituradeararaquara) e Youtube (/prefeituradeararaquaraoficial).

Vale destacar que as atividades contam com a realização de: Conselho Municipal de Juventude, Assessoria Especial de Políticas para a Juventude, Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, Secretaria de Comunicação e Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular.

 

PROGRAMAÇÃO - SEMANA DA JUVENTUDE (10 a 14 de agosto)

 

10/08 - 15h: Abertura do Mês "Juventude conectada por Araraquara" (live)

10/08 - 15h30: "Juventude e Direitos Humanos" (plenária digital)

11/08 - 15h: "Juventude e os desafios em período de pandemia" (live)

12/08 - 15h: "Festival: vozes jovens que ecoam na cidade!" (live)

13/08 - 9h: "Jovens que se conectam por Araraquara" (live)

13/08 - 10h30: "Juventude - Empreendedorismo e inovação"(live)

14/08 - 14h: "Juventude e emprego - Workshop: Como elaborar um bom currículo + Oficina de comportamento em entrevistas de emprego"

 

Onde: redes sociais da Prefeitura de Araraquara:

Facebook (/prefeituradeararaquara) e Youtube (/prefeituradeararaquaraoficial)