agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

População sofre com queimadas e tempo seco

Somente nas últimas horas foram 33 focos de incêndio
Postado em: 11/09/2020 às 18:21
Autor: Redação
População sofre com queimadas e tempo seco
Imagem: Ari Campos

A combinação de baixa umidade relativa do ar, temperaturas elevadas e fumaça proveniente de queimadas, deixa o corpo mais suscetível a doenças, principalmente, as que afetam o aparelho respiratório. Em Araraquara a qualidade do ar foi considerada ruim nos últimos dias e nesta sexta-feira (11), teve a umidade em torno de 15%

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar abaixo dos 30% traz riscos para saúde. O ideal é que ela fique entre 50% e 80%. Outro fator que contribui para os efeitos negativos do clima é a poluição e as queimadas, que aumenta no período seco. A falta de chuvas propicia a concentração de gases nocivos na atmosfera como o monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre e outras substâncias prejudiciais à saúde.

Um levantamento do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), apontou que nossa região teve 100 focos de incêndios nos últimos dias e esses incêndios atingiram principalmente áreas de cerrado. Nas últimas 24 horas foram 33 casos só em Araraquara.

Devido à baixa umidade do ar, a Defesa Civil emitiu um alerta de tempo seco para este final de semana. (Leia Mais)

Alguns cuidados simples devem ser tomados para evitar complicações. Medidas como beber dois litros de água por dia, evitar atividades físicas das 9h às 17h e lavar o nariz com soro fisiológico são eficazes. Deixar um umidificador de ar ligado no ambiente ou uma bacia cheia de água ajuda o ar a ficar mais úmido, o que facilita a respiração.